Implementar políticas de qualidade de vida, bem-estar, saúde, desenvolvimento pessoal e profissional, o exercício da cidadania e a valorização dos policiais e bombeiros militares de Roraima é o que propõe o Projeto de Lei (PL) nº 98/2023, de autoria do chefe do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), aprovado por 17 votos, durante a sessão parlamentar desta terça-feira, 13, no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
A proposta pretende estimular a padronização da formação, capacitação, aperfeiçoamento, habilitação e qualificação dos militares, respeitadas as especificidades e diversidades, de acordo com o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, constituem um dos objetivos do Projeto ‘Qualidade de Vida dos Militares – PVMil’.
O resultado, é o aumento da expectativa de vida, produtividade e autoestima, bem como a melhoria na qualidade de vida e qualificação profissional dos militares, que irão refletir na possível diminuição da rotatividade dos servidores nas instituições, vitimização e doenças ocupacionais.
“Acredito que o Estado tem que proteger aqueles que protegem a sociedade e, nada melhor do que nós procurarmos implementar políticas de valorização, não só dos policiais militares, civis, penais e bombeiros, mas todo servidor público merece e deve ter, sim, uma atenção por parte do Estado, buscando as devidas valorizações. Valorização não é só o aumento de salário, é, também, cuidado, atenção, assistência quando for necessário. Então, nesse sentido, estamos apresentando essa matéria”, pontuou Sampaio.
O texto segue para sanção governamental. Ele pode ser conferido na íntegra por meio do link.