Encerrou nesta quarta-feira, 7, na esplanada do QCG (Quartel do Comando Geral), a programação de aniversário da PMRR (Polícia Militar de Roraima), com a promoção de 46 alunos-sargentos do Curso de Formação de Sargentos do Quadro de Praças Combatentes. Com a turma de hoje, o Governo de Roraima alcança mais de 2.300 policiais militares, entre oficiais e praças, promovidos na atual gestão.
A graduação dos militares é mais uma etapa concluída do trabalho de reestruturação da segurança no estado.
“Quando falamos em promoção, isso significa valorizar o profissional que se dedica à uma carreira tão nobre, e ao mesmo tempo reforçar a segurança pública do Estado. São qualificações que garantem a tranquilidade que a população merece. Na nossa gestão não houve fuga, rebelião, chacina ou outro crime bárbaro, e isso é resultado dos investimentos e da integração das nossas forças policiais. Aos novos sargentos, damos os parabéns e pedimos que sigam firmes no propósito de atuar com responsabilidade e respeito à nossa população”, declarou o governador Antonio Denarium.
De acordo com o comandante geral da PMRR, coronel Francisco Xavier, os alunos-sargentos foram graduados e alcançaram a nova patente após cerca de cinco meses de treinamento.
“Foram mais de mil horas de aula e 34 disciplinas para que eles adquirissem o conhecimento necessário na área em que atuam. É com satisfação que participamos desse novo momento da segurança pública de Roraima, com os avanços que a Polícia Militar tem tido nos últimos anos graças à preocupação de uma gestão séria e preocupada com esse setor tão importante para a população roraimense, que é a maior beneficiada”, complementou o comandante.
Com novos equipamentos, Polícia Militar estará mais preparada para defender a população
Durante a solenidade, a corporação militar recebeu novos armamentos, incluindo 1.200 pistolas calibre 9mm e mais de 100 mil munições, entre os calibres 5.56 e 9mm, resultado do investimento de R$ 3.380.100,00 provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus, adquiridos por meio de convênio celebrado entre a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e o Governo de Roraima.
Também foram entregues seis drones tipos 1 e 2, bem como 800 novas poltronas ergométricas para as sessões e departamentos da PMRR. O investimento é de R$ 1.347.260,00 provenientes do FESP (Fundo Estadual de Segurança Pública).
Novos sargentos relatam emoção e orgulho por conquista da promoção
Concursado desde 2013, o sargento André Rodrigues foi o segundo melhor classificado no curso de formação, com nota 9,80. Orgulho que ele carrega na farda.
“É uma emoção tremenda estar aqui hoje. Graças a Deus estamos conseguindo conquistar essa dádiva, hoje vamos passar para outro nível e estou muito feliz e grato e pronto para servir e proteger a sociedade de Roraima”, disse o recém-promovido.
Uma das 15 policiais femininas promovidas a sargento na formação, Elizângela Moreno é concursada desde de 2014. Ela afirmou que é uma vitória alcançar a promoção.
“Eu me sinto muito honrada por fazer parte desse grupo de mulheres promovidas hoje e nós somos muito gratas pelo reconhecimento. Batalhamos muito por este espaço e estou muito feliz por galgar mais um nível na profissão e poder servir a população de Roraima”, complementou.
Programação de aniversário incluiu diversas atividades
A programação de aniversário de 47 anos da PMRR começou no dia 7 de novembro com várias atividades, incluindo ações de saúde, campeonatos esportivos, cultos ecumênicos, o tradicional concerto musical da banda da corporação, e que desta vez teve a participação especial de militares de Rondônia. No dia 26 de novembro, quando se comemora o aniversário da instituição, foi realizado o também tradicional Baile Branco da PM.
Lidiane Oliveira