No final da tarde da última sexta-feira, 23, foi concluída a 4ª edição do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), promovido pela Polícia Civil de Roraima através do Núcleo de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Sesau (Secretaria de Saúde) e a Etsus (Escola Técnica do SUS em Roraima).
Com uma programação que abrangeu aulas teóricas e práticas, o curso teve início na segunda-feira, dia 19, e contou com a participação de 70 policiais, sendo ofertadas nove vagas para policiais militares.
O objetivo principal foi capacitar operadores de segurança pública para atuarem em situações emergenciais.
A delegada Kássia Poersch, lotada na Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos e aluna do curso, destacou a importância da formação.
“Finalizamos o curso que nos certificou em APH Tático. Este protocolo, que nos foi repassado ao longo da semana, nos torna aptos a atuar para salvar vidas, tanto de colegas policiais quanto de outras vítimas. Isso é fundamental na nossa rotina profissional, especialmente porque muitas vezes estamos em locais onde o socorro imediato não chega rapidamente”, disse.
Para ela, os conhecimentos adquiridos vão permitir a realização de intervenções imediatas.
“Conseguiremos realizar intervenções no local e salvar vidas. O curso proporcionou uma visão ampla do protocolo para estes casos, com a integração da Polícia Militar e de outros órgãos de segurança pública do Estado, estamos mais preparados para atender melhor a população de Roraima”, afirmou.
O delegado-geral adjunto, Luciano Silvestre, também comentou sobre a conclusão do curso.
“Com o término do curso de APH Tático, nossos policiais estarão muito mais preparados. Recebemos muitos elogios aos instrutores e monitores, e os policiais civis estão aptos a realizar manobras e socorrer colegas em situações de emergência. O APH Tático foi fundamental para o aprimoramento de nossa equipe e agradecemos todo o apoio da Sesau, por meio da Etsus, que nos permitiu essa capacitação”, disse.