Policial Militar de Roraima conclui curso de APH Tático em Macapá-AP

O sargento Alexandre Felinto participou dos treinamentos e simulações de combate sobre APH Tático. – Fotos: Divulgação

O 2° Sargento da Polícia Militar de Roraima (PMRR) Alexandre Sampaio dos Santos Felinto, que atua no 4° Pelotão da 4ª CIPMFRON, em Mucajai, concluiu o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, para Profissionais da Segurança Pública, ministrados pelos melhores Instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

O curso teve como objetivo capacitar os operadores de segurança pública a prestar socorro imediato, tanto para si quanto para outros, em cenários operacionais onde o atendimento médico não é rapidamente acessível, devido ao confronto armado, garantindo os primeiros cuidados até a chegada de equipes especializadas ou a evacuação para suporte médico-hospitalar, até com apoio de helicóptero em área remota.

O curso abordou simulações em combate armado em ambiente confinado (indoor); resgate Tático em viatura em conflito armado (outdoor); retração em aero (helicóptero do GTA da Sejusp-AP); e resgate tático em conflito armado em mata.

O SGT Alexandre Felinto destacou que o curso é de suma importância para cada agente de segurança pública, uma vez que o APH tático é voltado para fazer os primeiros atendimentos pré-hospitalais durante o combate.

“Ou seja, se tiver um conflito armado, troca de tiro, e alguém for alvejado, seja um agente de segurança pública, um colega policial, ou você mesmo, e aí você mesmo aplica as primeiras APH tático em cima, com o uso do torniquete e outros meios também. Bombeiro e Samu não vêm te resgatar durante a troca de tiro, só depois que cessar fogo e depois que acabar que ele entram na cena, eles não participam, eles não entram. Por isso a importância do APH Tático, pois em questão de minutos e segundos, você pode salvar a sua vida ou a vida do seu colega”, explicou o sargento Felinto.

Veja também

Topo