Boa Vista é exemplo quando se fala em políticas públicas para a primeira infância, tendo em vista diversas iniciativas voltadas exclusivamente para o bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento dos pequenos. Levando em consideração essas boas práticas, 24 representantes de diversos estados brasileiros participam, nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, do 1° Encontro da Rede Urban95, a partir das 9h, no Teatro Municipal.
Os representantes envolvem prefeitos, vices, secretários e técnicos. Estão confirmados os prefeitos (as) Dalmy da Silva, de Alcinópolis (MS), Luiz Fernando Machado, de Jundiaí (SP), Luziane de Lima, de Benevides (PA) e Márcia Soares, de Fortaleza (CE). A ideia do evento é oportunizar a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.
“Para nós é uma honra receber esses representantes que poderão acompanhar, de perto, nossas iniciativas e projetos voltados para a primeira infância, servindo de modelo e inspiração para outras cidades brasileiras”, explicou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.
A programação do evento inclui a apresentação do projeto ‘Urban 95’ e de que forma foi aplicado em Boa Vista, palestras, além de visitas técnicas aos projetos ‘Família Que Acolhe (FQA)’, ‘Caminhos da Primeira Infância’, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a estruturas urbanas voltadas para este público.
Durante a programação do encontro também serão lançadas publicações sobre primeira infância. A ex-prefeita e Boa Vista, Teresa Surita lançará o livro de sua autoria A primeira infância é para sempre: guia de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos e a Global Designing Cities Initiative apresentará o guia Desenhando Ruas para Crianças, em sua versão em português. A iniciativa é parceira da Urban95 em diversos países e já prestou assessoria para cidades da Rede.
Sobre a Urban95
Iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer, a Urban95 visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Convidamos líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm — a altura média de uma criança de 3 anos. A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.
Serviço
Local: Teatro Municipal de Boa Vista
Endereço: Av. Glaycon de Paiva – São Vicente, Boa Vista
Horário: 9h