Nesta sexta-feira, 24, o prefeito Arthur Henrique deu posse a 187 novos professores da Rede Municipal de Ensino. O evento ocorreu no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima. No total, foram convocados 257 professores, sendo 253 pedagogos e 4 arte-educadores. A documentação dos demais convocados ainda pode ser entregue até a próxima segunda-feira, 27.
Com isso, a gestão conclui a chamada de todos os professores do concurso da educação de 2022. Os profissionais empossados atuarão nas escolas urbanas do município e todos receberão cromebooks para o auxílio das atividades desenvolvidas em sala de aula. Atualmente, a rede municipal conta com 3.362 professores efetivos e 117 temporários.
“O município aumentou a quantidade de vagas, construiu creches, e ampliou escolas de ensino infantil e fundamental. Para a Prefeitura de Boa Vista fazer essa ampliação dos serviços de educação, a gestão precisa de capital humano e nesse processo, os principais atores são os professores”, destacou o prefeito.
Segunda-feira, 27, os empossados já estarão integrados a equipe da Rede Municipal de Ensino e participarão da 12ª Semana Pedagógica, que tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam dentro das escolas para o ano letivo de 2025: gestores, cuidadores, merendeiras, assistentes de alunos, agentes de portaria, entre outros.
Sonho realizado
Ao tomar posse, Nayhandra Torres contou que realizou um dos seus maiores sonhos. “O meu coração está a mil. Eu sou a primeira concursada da família. Todos estão muito orgulhosos. É uma realização, porque quando a gente se forma quer ser concursado e ter estabilidade. Eu amo dar aula, amo as crianças e passar em um concurso na minha área é um dos maiores sonhos realizados da minha vida”, contou.
Patrícia Veloso é professora há 13 anos em Caracaraí. Passou no seu primeiro concurso em Boa Vista e agora vai contribuir com a educação na capital. “É uma vitória, um presente de Deus. Os meus alunos podem esperar o melhor de mim. Vou me empenhar para que eu possa alcançar os objetivos e as crianças também”, comemorou.
Volta às aulas
As aulas da rede municipal tem início no dia 3 de fevereiro com estratégias pedagógicas que atendam às necessidades da comunidade escolar. O calendário escolar 2025 prevê uma carga horária mínima de 820 horas, distribuídas em 205 dias letivos, garantindo o cumprimento das diretrizes educacionais e a manutenção da qualidade do ensino.
A gestão segue com a política de constantes investimentos na educação de Boa Vista. Um dos grandes destaques deste ano é a oferta do 7o ano do ensino fundamental. No ano passado, o município iniciou a oferta do 6° ano, que agora é expandido para mais unidades de ensino da capital.
Unidades abastecidas
As 140 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, além do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino (CETEA), Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) e Biblioteca foram abastecidas com mobiliário e equipamentos novos. Na semana próxima semana, a prefeitura iniciará o abastecimento das escolas com os alimentos da merenda escolar.