A Prefeitura de Boa Vista segue com os investimentos para melhorar a produção agrícola na zona rural e comunidades indígenas da capital. Nesta segunda-feira, 9, o prefeito Arthur Henrique entregou novos maquinários e veículos que potencializarão o trabalho de pequenos agricultores do município. A entrega aconteceu no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento.
Dois caminhões Iveco modelo Tector 27-320 equipados com caçambas de 15m³ e dois tratores agrícolas JINMA de 75 cv reforçarão o trabalho da prefeitura com a produção no campo. De acordo com Arthur Henrique, os maquinários serão utilizados diretamente na agricultura familiar, zona rural de Boa Vista, e nas 17 comunidades indígenas.
“Os caminhões serão utilizados na logística do município, tanto para levar insumos durante o período de plantio quanto para ajudar os produtores no escoamento da produção deles. Os tratores também serão utilizados no Centro de Compostagem de Resíduos, setor que gera o dubo orgânico doado para os agricultores e para as comunidades indígenas de Boa Vista”, disse.
Os veículos e maquinários foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Helena Lima. A atual gestão entregou 83 maquinários para a produção agrícola. Somando tudo, são 142 máquinas e implementos à disposição dos agricultores indígenas e não-indígenas.
Zona rural e comunidades indígenas
A prefeitura investe nos pequenos agricultores com liberação de maquinários, equipamentos, insumos como calcário, fertilizantes, sementes para preparo do solo e plantio. Mais de 2.100 famílias vivem na zona rural do município. Conforme censo realizado pelos tuxauas das comunidades, concluído em junho deste ano, 1.500 famílias e 5.200 pessoas vivem nas 17 comunidades indígenas de Boa Vista.
Além do maquinário, os agricultores também recebem assistência técnica e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) para o desenvolvimento de ações. O projeto Moro-Mori é mais um investimento da gestão nas regiões indígenas de Boa Vista. Hoje, 11 comunidades estão com o projeto em andamento e mais seis serão beneficiadas. Nas despescas, os produtores retiraram cerca de 11 toneladas de peixes dos tanques do projeto.
Outra iniciativa é o Sistema de Irrigação Fotovoltaica que utiliza energia solar durante o plantio. Ao todo, já foram instalados 132 sistemas nas áreas rural e indígena.