Nesta quinta-feira, 1º, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, visitou algumas escolas da rede municipal de ensino para acompanhar o início das aulas do ano letivo. O gestor conversou com servidores e alunos, verificando pessoalmente o resultado dos investimentos na educação.
“Investir em educação é garantir o futuro das crianças e da sociedade. Por isso, a prefeitura se dedica para oferecer sempre o melhor aos alunos, de forma que todos se desenvolvam de forma integral e tenham um futuro brilhante. É nessa estrada que caminha a educação municipal, uma das nossas prioridades” disse o prefeito.
Referência no Atendimento Educacional Especializado
A escola Delacir De Melo Lima, no bairro Centenário, está recebendo obras de ampliação. A unidade é referência no atendimento educacional especializado (AEE). Para se ter uma ideia, das 1.700 crianças com algum comprometimento motor, seja leve, moderado ou severo e que são atendidas na rede municipal, 50 são estudantes nesta unidade.
“Estamos à frente de muitos estados nesse quesito e buscamos avançar sempre. A prefeitura abraçou essa causa e disponibiliza ferramentas que podem nos auxiliam. Uma delas é o ‘Tix Letramento’, que possui recursos que ajudam no processo de alfabetização e aprendizado dos alunos”, explicou a professora Joice Lau.
A secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, ressalta que isso é resultado de um conjunto de ações. “Temos diálogo entre professores e alunos, envolvimento da comunidade, dos pais e responsáveis nas atividades escolares, capacitação, gestão escolar e investimento em estratégias que foram implementadas nas escolas”, explicou.
Para manter o alto nível de excelência no atendimento, a prefeitura também investe nos aspectos pedagógicos. A começar pela qualidade do material didático utilizado em sala de aula, como tablets de primeira linha, além de programas e projetos implantados, como o laboratório móvel.
Merenda de qualidade
Ter alimentação saudável nas escolas também é compromisso desta gestão. Todas as escolas da capital contam com um cardápio especial, adequado às faixas etárias e consideram até questões culturais. Maria Isabella dos Santos é uma das novas alunas da rede municipal e ela não esconde a alegria em poder desfrutar do ambiente escolar novo e de todas as delícias que ele oferece.
“Eu vim de Manaus. Lá a escola não era assim, nem a merenda”, brincou a aluna da Carmem Eugenia Macaggi. “Eu fui bem recebida, estou fazendo amigos na sala de aula e também quero aprender muito com a professora”, finalizou.