Moradores do Pedra Pintada e bairros adjacentes tiveram a oportunidade de receber atendimentos gratuitos em diversas áreas durante o “Prefeitura com Você”, promovido neste sábado, 28, na UBS Dr. Alceste Madeira de Almeida. A 13ª edição do evento, alusiva a Campanha Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio contou com ações específicas, voltadas ao tema. Alunos do curso de psicologia da Faculdade Cathedral fizeram acolhimentos, escutas e encaminhamentos em casos específicos.
“Esta edição teve um significado ainda mais especial ao encerrar oficialmente a Campanha Setembro Amarelo. Aproveitamos o momento para reforçar a importância de cuidar da saúde mental e oferecer acolhimento à população. Essa atenção para a temática é fundamental pois sabemos que o diálogo e o suporte emocional salvam vidas. Nosso objetivo é seguir promovendo ações que impactem positivamente as pessoas, tanto em termos de saúde física quanto emocional”, destacou a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez.
Além de atendimentos voltados à temática da campanha, a população aproveitou também os serviços tradicionalmente ofertados de forma gratuita durante o evento. Estiveram à disposição atendimentos nas áreas de saúde, educação, social, Procon e Ouvidoria Geral/156, Segurança Urbana e Trânsito, Educação, Projetos Especiais, Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), EMHUR e Finanças.
Mais comodidade para a população boa-vistense
Entre os serviços mais procurados estiveram os de saúde, que incluíram consulta médica, atendimento odontológico, vacinação, testagem, preventivo, farmácia, atualização Bolsa Família suplementação vitamina A, consulta ginecológica, consulta cardiologia pediátrica, distribuição de preservativo, distribuição de hipoclorito de sódio e testagem para malária, além de vacinação antirrábica.
Keciane Oliveira é moradora do bairro Pedra Pintada. Junto ao marido e o filho, ela aproveitou para colocar a saúde em dia. “Eu achei muito bom porque geralmente estamos na correria do dia a dia e não conseguimos encontrar tempo para se cuidar. Meu marido trabalha e fica quase impossível sair para fazer esse tipo de coisa. Eu fiz algumas consultas e ele foi ao dentista”, disse.
Quem também buscou por serviços de saúde foi o morador do Said Salomão, Ramon Ernandes. “É a primeira vez que eu participo da ação e gostei muito. Fiz questão de vir porque está próximo da minha casa. Aproveitei para ir ao dentista, medir a pressão pegar alguns medicamentos”, contou.
Alguns empreendedores apoiados pela Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME) participaram do evento, comercializando seus produtos. Yanka Karollyne estava representando a mãe, que produz pimentas artesanais, inspiradas nos sabores da Amazônia, como tucumã, pupunha e pequi. “Faz cerca de dois meses que estamos recebendo esse apoio e é muito bom. É uma forma de impulsionar nossas vendas e divulgar nossos produtos”, explicou.