Prefeitura de Boa Vista promove capacitação de cerca de 3 mil profissionais da educação

Participam cuidadores escolares, assistentes de aluno e de rota, merendeiras, controladores de acesso e motoristas. – Fotos: Semuc/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) encerra nesta terça-feira, 16, mais um ciclo de capacitação profissional de servidores que atuam diretamente nas escolas municipais. Nesta última etapa, participam cuidadores escolares, assistentes de aluno, assistentes de rota, controladores de acesso e motoristas.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, com a formação de 400 merendeiras na última semana, agora são cerca de 3 mil profissionais contemplados e estão prontos para receber as crianças neste retorno às aulas, marcado para quinta-feira, 18.

“A iniciativa faz parte da nossa Política de Formação Continuada, que tem como principal objetivo fortalecer a Rede Municipal de Ensino todo, oferecendo conhecimentos atualizados sobre diferentes temáticas. É uma forma de preparar nossos profissionais para acolher nossas crianças da melhor forma possível. São conhecimentos importantes, que envolvem toda a comunidade escolar, refletindo diretamente na efetividade do ensino e aprendizado dos nossos alunos”, disse a secretária.

Conhecimentos renovados

Késsia Fernanda é cuidadora do Núcleo de Creches Senador Hélio Campos e participa da capacitação. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade de renovar os conhecimentos. “A gente sempre aprende algo novo e ainda mais para nós, que lidamos diretamente com as crianças, é muito importante. Tenho muito orgulho de fazer parte da rede. A estrutura é incrível e os profissionais também”, contou.

Quem também aproveitou para colocar os conhecimentos em dia foi a assistente de aluno Dora da Silva. Ela, que atua na rede há 9 anos, destacou o compromisso da Prefeitura de Boa Vista em capacitar os profissionais com frequência. “A cada ano, as capacitações têm melhorado. Temos trabalhado emoções, sentimentos e desta vez fomos contemplados com uma formação básica sobre primeiros socorros, uma antiga reivindicação dos profissionais que estão no dia a dia com as crianças. Isso nos dá segurança, se refletindo não só nas crianças, mas também nas famílias”, contou.

Volta às aulas

Na próxima quinta-feira, 18, início oficial do 2° semestre do ano letivo de 2024, os 51.915 alunos da rede municipal de ensino retornam às salas de aula. Eles estão distribuídos em 140 escolas, entre urbanas, do campo e indígenas. Também retornam o Centro de Autismo, Centro de Educação Especial e Biblioteca Municipal.

Marcus Miranda
Topo