Prefeitura forma jovens mais conscientes no trânsito em oficina do Projeto Crescer

A Oficina de Sinalização e Educação para o Trânsito promove segurança, autonomia e responsabilidade urbana. – Fotos: Semuc | PMBV

Parar, olhar para os dois lados e atravessar na faixa. Sempre ouvimos essa regrinha, mas será que realmente colocamos em prática? Na oficina “Sinalização e Educação para o Trânsito”, jovens do Projeto Crescer têm a chance de aprender e se conscientizar sobre o ambiente urbano. A atividade promove segurança, autonomia e responsabilidade com a participação de 37 integrantes de 15 a 21 anos.

Além de aulas teóricas, os jovens também revitalizam placas de trânsito de forma artesanal e compartilham o aprendizado com alunos da rede municipal de ensino e idosos do Programa Cabelos de Prata. As apresentações são adaptadas para cada público, usando minicidade, fantoches ou maquetes.

“É essencial para formar jovens mais conscientes e responsáveis. Aqui, eles não apenas aprendem sobre as regras de trânsito, mas também entendem seu papel de segurança para todos. Além disso, ao revitalizar placas e levar esse conhecimento a outras pessoas, eles se tornam agentes de mudança, ajudando a construir um ambiente mais seguro”, compartilhou a gerente de oficina, Clélia Ximendes.

Jovens em ação: cada um com sua contribuição

Sara Helen, 19 anos, está no Crescer há quase dois anos. Para a estudante, o projeto e a oficina vão além de aprendizado técnico, é um lugar de crescimento pessoal onde é possível desenvolver suas habilidades interpessoais e enriquecer sua experiência de vida. “Apesar de estar participando há pouco tempo, o Crescer me ajudou muito. Entrei aqui muito tímida, não me soltava. Hoje em dia, consigo fazer apresentações com a maquete e falar bem em público. Sou feliz demais com este projeto”, contou.

Já para seu colega, Inoti Osawa, 19 anos, o Crescer serviu para abrir portas ao mercado de trabalho. “Por conta da oficina, consegui desenvolver minha autoconfiança, melhorar minha comunicação e como lidar com as pessoas, o que me ajudou a me preparar para minha primeira entrevista de emprego. Além disso, o Crescer me ensinou a trabalhar em equipe e a conviver de forma harmoniosa com os outros”, disse.

Evillyn Elissandra, 18 anos, entrou recentemente no projeto, mas já consegue notar as mudanças. “Eu recomendo o Crescer para os outros, é um ótimo projeto. Tenho certeza que quando eu sair, sentirei saudades de tudo. Ele me ajuda muito e a oficina que escolhi é maravilhosa. Gosto dos integrantes, professores, gestão. É muito legal”, falou.

Projeto Crescer

Administrado pela Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), conta atualmente com mais de 250 integrantes, entre 15 a 21 anos. Todos recebem uma bolsa de R$ 230 mensal, vale-alimentação e vale-transporte, além de outros benefícios. Através do projeto, os jovens de Boa Vista têm a oportunidade de seguir caminhos promissores.

As 10 oficinas do projeto – Convivência; Esporte, cultura e lazer; Sinalização e Educação para o Trânsito; Inclusão Digital; Artefatos em Madeira e MDF; Design de Corte e Costura e Criações; Artesanatos; Culinária e Panificação; Personalizados e Produtos Serigráficos e Oficina de Educação Ambiental e Compostagem.

Laura Silvestre

Veja também

Topo