Prefeitura homenageia agentes de trânsito e destaca investimentos na mobilidade urbana em Boa Vista

Além da valorização, a gestão tem trabalhado para melhorar a estrutura e tecnologia no dia a dia desses profissionais. – Fotos: Semuc | PMBV

Em comemoração ao Dia Nacional do Agente de Trânsito, celebrado em maio, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) promoveu uma homenagem a esses profissionais que atuam na Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), reconhecendo o trabalho essencial por mais segurança nas ruas e avenidas de Boa Vista.

Para o secretário Daniel Peixoto, a data é mais que uma celebração: é um momento de valorização desses profissionais. “Reconhecer a coragem, a resiliência e o senso de dever dos agentes que enfrentam diariamente os desafios do trânsito é fundamental. Nosso compromisso é cuidar da mobilidade com planejamento e foco na vida”, afirmou.

Atualmente, 94 agentes atuam diariamente em atividades que vão além da fiscalização. Eles desempenham funções fundamentais na educação para o trânsito, orientação de condutores, apoio a eventos e organização da mobilidade urbana. De acordo com a agente Angelice Janesko, esse trabalho é essencial para a preservação de vidas.

“Infelizmente, há quem só aprenda com sanção administrativa. Não porque os agentes querem punir, mas porque muitas vezes essa é a única forma de impedir atitudes irresponsáveis que colocam em risco o próprio condutor e terceiros”, destacou.

Investimentos reforçam segurança e infraestrutura

Além da valorização dos profissionais, a Prefeitura de Boa Vista tem investido em estrutura e tecnologia para melhorar a mobilidade urbana. Em 2023, foram entregues sete novas viaturas à Smtran. Outras 15 devem ser incorporadas à frota ainda este ano.

A gestão também está focada na segurança dos ciclistas. Desde agosto de 2024, vem revitalizando ciclovias em diversos pontos da cidade. São mais de 20 km recuperados até fevereiro de 2025. Atualmente, Boa Vista possui cerca de 50 km de malha cicloviária, que atende a população que utiliza a bicicleta como meio de transporte.

A sinalização horizontal também tem recebido atenção, 117.134,43 m² de vias foram revitalizadas nos últimos três anos, contribuindo para mais segurança no tráfego. A cidade ainda conta com 91 pontos semafóricos, fundamentais para a fluidez do trânsito e redução de acidentes.

Campanha Maio Amarelo

Em paralelo às ações da SEMOB, a capital participa da campanha Maio Amarelo e ações de conscientização, treinamento de direção defensiva, voltadas a condutores e servidores, eventos do município e ações de educação para o trânsito nas escolas públicas e particulares da capital.

Ráyra Fernandes

Veja também

Topo