Boa Vista já possui dois pontos de coleta de resíduos sólidos. Isso porque o prefeito Arthur Henrique inaugurou nesta quarta-feira, 3, o segundo Ecoponto, dessa vez no bairro Cidade Satélite. A entrega ocorreu uma semana após a inauguração do primeiro, no bairro Nova Cidade. Uma vez por mês, cada munícipe pode depositar até 1 metro cúbico (mil litros) de algumas espécies de materiais, participando da luta de preservação ao meio ambiente.
“Os ecopontos seguem as diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que busca diminuir o impacto negativo desses materiais ao nosso planeta. Essa é mais uma forma da prefeitura participar ativamente dessa luta, principalmente neste período de grandes mudanças climáticas que estamos vivendo. É importante fazer a nossa parte”, afirmou o prefeito Arthur Henrique.
Estratégia sustentável
Coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), o plano é atender todas as regiões da capital. “As localizações dos primeiros ecopontos foram definidas seguindo as áreas com maior quantidade de descarte inadequado de resíduos sólidos. Em breve, toda a população vai ter um perto de casa”, disse o secretário responsável pela pasta, Alexandre Santos.
Valdecir Gomes, de 55 anos, mora no bairro Cidade Satélite e contou que vai fazer sua parte. “Tenho muitas árvores em casa e agora já sei onde descartar a poda. Sempre vejo galhadas na rua e isso, além de ficar feio, prejudica o meio ambiente. É muito bom ver o crescimento do nosso bairro e a gente tem que fazer o que está ao nosso alcance também”, explicou o autônomo.
Tudo que a população precisa saber para usar os ecopontos de forma correta
Funcionamento – De terça a sexta-feira, os Ecopontos funcionam das 8h às 18h, sem fechar para almoço. Já aos sábados, estarão abertos das 8h às 12h. Nas segundas-feiras é feita a manutenção dos locais.
O que pode – Nos Ecopontos, poderão ser descartados restos de galhadas e demais materiais recicláveis, como: sobras de construção civil, sofás velhos, geladeiras sem utilidade, plásticos, alumínio, vidro, entre outros tipos de lixos secos que não estão contaminados ou sujos por substâncias orgânicas.
O que não pode – Resíduos de lixo úmido que possuem substância orgânica, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores, não poderão ser descartados nos Ecopontos. Por exemplo: animais mortos, restos de alimentos, lixos domésticos. Pilhas, baterias e outros materiais que contém composição química também não devem ser descartados no local.
População consciente cuida do meio ambiente
Todo esse trabalho rumo à preservação ambiental é feito em parceria com a população, o poder público municipal e os profissionais. Os materiais coletados são separados por categorias, prensados e enviados aos grandes centros. Por isso, as cooperativas são as principais aliadas das atividades que ocorrem nos ecopontos.