Prevenção: Sesau realiza 1ª reunião do Comitê de Riscos Associados a Desastres de Roraima

A intenção é evitar que Roraima passe pelos mesmos danos ambientais que têm afetado outros estados do Brasil. – Fotos: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Gerência do Núcleo de Vigilância de Desastres da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), realizou na manhã desta sexta-feira, 4, a primeira reunião do Comitê de Riscos Associados a Desastres de Roraima.

Instituído por meio da Portaria nº 2727, o grupo tem como finalidade discutir o enfrentamento das normalidades relacionadas a desastres naturais e antropogênicos, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A necessidade da instituição desse comitê é para os trabalhos coordenados, dentro das várias coordenadorias da Sesau e dos outros técnicos que também fazem parte do sistema organizacional da pasta”, afirmou o gerente do NVD (Núcleo de Vigilância de Desastres), Guaracy Cabral.

Além da Sesau, as reuniões do Comitê contam ainda com a participação da Defesa Civil Estadual, Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

A participação dessas entidades, segundo Cabral, é essencial, uma vez que além de auxiliar no monitoramento climatológico dos municípios, ajudam na execução de ações, tanto de prevenção quanto de resposta a possíveis desastres nesses territórios.

“Com a constituição desse Comitê, nós vamos nortear essas ações de forma integrada dentro da Secretaria de Saúde com os demais órgãos do Estado, para que haja uma eficiente resposta para a população, ante aos desastres que forem ocasionados”, completou.

Além da questão da seca, o Comitê também tem como preocupação os incêndios florestais. A intenção é evitar que Roraima passe pelos mesmos danos ambientais que têm afetado outros estados do Brasil.

“No momento, nós temos o nosso olhar para o período de seca e estiagem que, apesar das chuvas, ele ainda é latente dentro do Estado, e também dos incêndios florestais. Nós verificamos no restante do país um aumento significativo e histórico de incêndios e o setor de saúde também precisa se preparar para responder a esse evento dentro do Estado”, salientou.

Segundo ele, essa primeira reunião foi para apresentar a Portaria que instituiu o Comitê e, posteriormente, serão marcadas reuniões para a deliberação de construção do Plano de Contingência Estadual. “E esse Comitê não é só para lidar com essa questão de seca e estiagem, mas também para os outros eventos que podem acontecer em Roraima relacionados a esses desastres naturais antropogênicos”, complementou o gerente do NVD.

Durante a reunião, foram acertados os seguintes pontos:

1) Realização de oficina para construção do Plano de Contingência Estadual da Saúde ante aos Desastres de Seca, Estiagem e Incêndios Florestais;

2) Criação de grupo de trabalho para confecção e publicação de portaria para a questão de distribuição de água dentro do âmbito do Estado, tanto de uso de carros-pipa, quanto para a distribuição de água potável por meio de abertura de poços.

“Esse comitê não é só para lidar com essa questão de seca e estiagem, mas também para os outros eventos que podem acontecer em Roraima relacionados a esses desastres naturais antropogênicos”, concluiu o gerente do NVD.

Minervaldo Lopes

Veja também

Topo