Os cuidados durante a Primeira Infância são essenciais para a formação de pessoas saudáveis, física e mentalmente. Por isso, a Prefeitura de Boa Vista promove diversos projetos e ações sobre o tema. Nesta terça-feira, 23, por exemplo, teve início o Workshop “Ideias sobre os Caminhos da Primeira Infância”, às 10h, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), com participação de representantes de diversas secretarias municipais.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (SMPE), o evento busca reunir “mentes pensantes” para garantir um desenvolvimento urbano inclusivo para os “minicidadãos”. Representantes de pastas como Gestão Social, Comunicação, Obras, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Trânsito, entre outras secretarias, se encontraram com um objetivo em comum: o conforto das crianças da capital.
O workshop foi conduzido pelo urbanista de 39 anos, Luís Milam, representando uma das empresas executoras do Urban95, iniciativa da Fundação Van Leer que está presente na Holanda, Índia, Israel, Jordânia e Brasil, com 27 cidades participantes, sendo Boa Vista a pioneira nessa rede. Afinal, é a “Capital da Primeira Infância”.
“Nosso trabalho é gerar a integração de todos os públicos com o lugar, pensando na acessibilidade, mobilidade e nessas relações entre público e cidade. Boa Vista é excepcional nesse sentido, sempre acolhendo a inovação. É uma cidade que está disposta a trazer olhares diversificados e acolher todas as idades, então ela se destaca”, disse Luís.
Os participantes também visitaram os espaços onde serão implementadas as novas etapas do projeto Caminhos da Primeira Infância, caracterizado por iniciativas de intervenções urbanas no trajeto que leva a criança aos serviços e equipamentos públicos.
“Nesse trajeto, é importante que elas encontrem espaços lúdicos, segurança viária e, se possível, tenham contato com a natureza. No workshop, abordamos a questão de inserir a criança em espaços diversificados, indo além da escola, casa e creche. Toda a cidade deverá estar pronta para receber os pequenos”, disse a secretária responsável pela pasta, Andréia Neres.