Procon Assembleia e Chame prestam atendimentos na 4ª edição da Defensoria Solidária

A população teve a oportunidade de dirimir dúvidas sobre serviços jurídicos, tirar documento, receber atendimento de saúde, cortar cabelo e fazer massagem. – Fotos: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

O Procon Assembleia e o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Secretaria Especial da Mulher (SEM), ambos da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram neste sábado, 8, da 4ª edição da Defensoria Solidária, evento promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) por ocasião das comemorações do “Maio Verde”, mês em que a instituição celebrou o 24º aniversário.

O evento ocorreu no Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves, no bairro com mesmo nome, localizado na zona Oeste de Boa Vista, com a finalidade em levar serviços jurídicos gratuitos à população boa-vistense nas áreas de família, criminal, conciliação e mediação, atendimentos de saúde e emissão de documentos, cuidados pessoais e lazer.

Cleberson de Sarmento de Souza Sarmento

Cleberson Sarmento, 46 anos, saiu do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, em busca de atendimento oftalmológico e também aproveitou para conhecer mais sobre o Procon Assembleia. “É importante receber esse tipo de informação para tirar suas dúvidas na hora de fazer uma compra para poder reivindicar os direitos que a gente tem. Eu já usei o Procon uma vez e funciona mesmo. Se você tiver alguma dúvida, procure o Procon”, aconselha o técnico agrícola.

O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, avaliou a Defensoria Solidária como uma boa iniciativa na oferta de serviços para a população. “A gente fica muito feliz em participar dessas ações porque atinge muitas pessoas e temos a oportunidade de falar mais sobre os serviços oferecidos pelo Procon Assembleia, tanto na distribuição de panfleto quanto no pré-atendimento”, disse Carvalho.

Diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho

O Serviço de Defesa do Consumidor está localizado na avenida Ataíde Teive, nº 3510, no bairro Buritis, e funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta, sem intervalo para o almoço. O atendimento também é feito pelo WhatsApp no número (95) 98401-9465 e pelo site da Assembleia Legislativa no link do Procon. “A pessoa faz um cadastro, envia a demanda e nós respondemos. Tem muitas formas do consumidor chegar até o Procon”, lembrou o diretor.

Ao reencontrar a equipe do Chame, a dona de casa Roziene Queiroz ficou emocionada porque há três anos procurou a instituição que a acolheu e a fez entender que a vida dela é importante. Com depressão depois de uma traição do marido e de ser vítima de violência psicológica, ela pensou em tirar a própria vida, mas recuou depois de ser acolhida pela psicóloga do Chame.

Roziene Queiroz Duarte da Silva

“A psicóloga me atendeu bem, [todos] me deram atenção, me acolheram, e passei mais de um mês fazendo tratamento psicológico no Chame, o que me auxiliou a ver que a minha vida tinha sentido e que gente precisa se amar para ser feliz, se sentir importante para si mesmo e não para os outros”, contou a dona de casa.

Ao receber o panfleto e as orientações da equipe do Chame, Elisete Galvão de 48 anos ficou pensativa. Ela não conhecia o Centro e foi para ação em busca de atendimento em Saúde Mental.

“Eu tenho problemas de depressão e ansiedade porque também passei por muita violência doméstica. Meu marido chegava bêbado e me espancava muito, e meus filhos pequenos ficavam desesperados”, lembrou. “Não denunciava porque não tinha coragem, mas quando ele me ‘furou’ de faca, denunciei e foi preso. Mas se acontecer comigo de novo, eu procuro o CHAME”, disse, determinada, Elisete.

Elisete Galvão Araújo

A distribuição de material informativo em ações como esta, disse a servidora da SEM, Rayssa Fialho, é uma forma de orientar sobre os serviços ofertados pela instituição, de conhecer histórias e reencontrar quem já foi acolhida pelo Chame.

“Mostramos que o Chame tem atendimento multidisciplinar com acompanhamento jurídico, psicológico e assistente social. Conhecemos hoje uma história muito emocionante, de uma pessoa que pensou em suicidar e que o acompanhamento do Chame mudou a vida dela. Foi gratificante”, comentou.

Em Boa Vista, o Chame funciona na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Na região Sul do Estado, em Rorainópolis, a instituição está localizada na avenida Dr. Yandara, nº 3058, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. De modo virtual, os atendimentos ocorrem pelo ZapChame no número (95) 98402-0502, disponível 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Subdefensor Público-Geral, Natanael Ferreira

Conforme o subdefensor Público-Geral Natanael Ferreira, a ação Defensoria Solidária se supera a cada ano e isso, acrescentou, é resultado do comprometimento das instituições parceiras.

“A parceria com a Assembleia Legislativa trazendo o Procon e o Chame é de fundamental importância porque mostra à população os direitos previstos em lei. Sem esses parceiros a Defensoria não teria condições de realizar esse evento”, ressaltou Ferreira ao acrescentar que a ação atende as demandas apresentadas pela população e, principalmente, dos assistidos pela DPE.

Marilena Freitas

Veja também

Topo