Produtores da Agricultura Familiar do Sebrae-RR fortalecem presença no Pavilhão Juntos Pelo Agro durante a Expoferr 2025

Ação impulsiona o acesso ao mercado e valorizao trabalho dos pequenos empreendedores rurais que movem o campo com dedicação e sustentabilidade. – Fotos: Ascom | Sebrae-RR

De 4 a 8 de novembro, o Sebrae Roraima marca presença na 44ª edição da Expoferr – Feira de Exposição e Negócios de Roraima, com a participação especial dos produtores do projeto de Agricultura Familiar no Pavilhão Juntos Pelo Agro. A ação impulsiona o acesso ao mercado e valorizao trabalho dos pequenos empreendedores rurais que movem o campo com dedicação e sustentabilidade.

Entre os expositores está Miriam Castro, do Sítio 4 Irmãos, que trouxe uma variedade de produtos típicos da agricultura familiar, como paçoca, doce de leite com goiabada, banana frita, maxixe e abóbora.

“Eu trabalho com a agricultura familiar há cerca de cinco anos. Antes era uma forma de complementar a renda, mas hoje é minha principal fonte de sustento. A gente está aqui mais uma vez expondo nossos produtos para que as pessoas conheçam o nosso trabalho e confiem na qualidade do que fazemos. Tudo é produzido de forma responsável, sem agrotóxicos, pensando na saúde e bem-estar das famílias. O nosso objetivo é levar um alimento sadio para as pessoas”, destacou.

Já Adriana Almeida, produtora do Sítio Terra Prometida W&A, localizado na região do Passarão, comemora os resultados que tem alcançado com o apoio do Sebrae. “Nós temos uma pequena propriedade de três hectares e tudo o que está aqui é produzido lá. Antes eu vendia na rua, mas agora, graças ao Sebrae, temos um espaço fixo para apresentar nossos produtos. Foi uma oportunidade muito boa, uma verdadeira bênção. Hoje, nossa propriedade é pequena, mas totalmente produtiva, e conseguimos mostrar isso diretamente ao público”, contou.

Para o gestor do projeto de Agricultura Familiar do Sebrae Roraima, Helmes Filho, a participação dos produtores na Expoferr representa um passo essencial rumo à ampliação de mercados. “Historicamente, a comercialização desses produtores se restringia às cooperativas, principalmente em programas como o da merenda escolar. Embora as cooperativas sejam importantes, depender apenas delas limita o potencial de crescimento. Feiras e exposições como a Expoferr são fundamentais porque demonstram que os agricultores podem e devem buscar novos canais de venda, conquistando autonomia e fortalecendo sua relação com o consumidor final”, explicou.

O Pavilhão Juntos Pelo Agro tem se consolidado como um espaço de integração, aprendizado e negócios, onde produtores rurais, empreendedores e instituições parceiras compartilham experiências e fortalecem o desenvolvimento do agronegócio roraimense. Com o apoio do Sebrae, os produtores da agricultura familiar seguem conquistando novos horizontes e inspirando o crescimento sustentável no campo.

Veja também

Topo