“O ensino de história e os indígenas. A busca de uma conciliação. Idas e vindas de uma relação contraditória.” Esse é o tema da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória) a ser ministrada pelo doutor pela Universidade de São Paulo e professor do Instituto Federal de Roraima Marcos Antônio Oliveira. O evento vai ocorrer dia 3 de abril, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A palestra deve provocar reflexões sobre a importância da relação entre ensino de História e a realidade indígena. Além da aula inaugural do ProfHistória, haverá o lançamento do e-book Pesquisa e Experiência no Ensino de História, que conta com a participação de diversos autores, incluindo o professor Marcos Antônio, que escreveu um dos capítulos. Fruto de pesquisas e experiências no campo do ensino de História, o livro traz uma variedade de perspectivas e abordagens.
O evento será uma oportunidade para estudantes, professores e interessados da área ampliarem seus conhecimentos e se engajarem em debates relevantes sobre o ensino de História e suas complexidades. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. Será uma oportunidade de mergulharem em reflexões e insights sobre a prática educacional no campo da História.
Sobre a palestra na aula inaugural, Oliveira comenta que “será fruto de reflexões que estão presentes no e-book sobre a importância de disciplinas na área de ciências humanas, em especial, e que colaboram na abordagem de elementos que valorizam as populações indígenas de Roraima”.
ProfHistória
Segundo informações do site da UFRR, o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), oferecido em rede nacional, é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o programa tem como objetivo proporcionar formação continuada aos docentes de História da educação básica, dando-lhes qualificação certificada para o exercício da profissão e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.
O ProfHistória busca a formação continuada do professor de História para inovar na sala de aula e, ao mesmo tempo, de forma crítica e responsável, refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes na sociedade atual. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica.