Professoras realizam intercâmbio para compartilhar projetos escolares premiados

Hsteffány Muniz e Edna Conceição foram premiadas no Conectando Boas Práticas 2024 e compartilham seus projetos em evento, a partir das 16h, no Complexo de Artes do IFRR, em Boa Vista. – Foto: Divulgação

Desde 2019, a rede Conectando Saberes, comunidade de professores(as) da Nova Escola, realiza edições do Conectando Boas Práticas (CBP) como forma de reconhecer projetos escolares realizados por educadores e educadoras de todo o Brasil. Diferente dos anos anteriores, em 2024, a iniciativa reconheceu apenas projetos de membros da comunidade por região, totalizando 21 práticas selecionadas, com o objetivo de valorizar o trabalho e a participação dos(as) educadores(as).

As professoras Edna Conceição Monteiro, do núcleo de São Paulo (SP) e Hstéffany Muniz, do núcleo de Boa Vista (RR), foram as vencedoras do edital nas suas respectivas regiões e por isso se encontram nesta quinta-feira, 5, para compartilhar as suas práticas. O evento é aberto ao público “Compartilhando práticas de educação”, com início às 16h, e acontecerá no campus do Instituto Federal de Roraima, em Boa Vista (RR).

Durante o evento, Edna apresentará o seu projeto “Exploradores da Cidade: conhecendo e sendo na cidade!” em que ela levou as crianças da Educação Infantil para caminhar pela cidade de São Paulo (SP), como uma forma de conectar os pequenos, a comunidade e a escola. Enquanto Hstéffany Muniz contará mais sobre “Mulheres que fazem história, mas não estão nos livros de história – Vozes femininas na comunidade da Escola Estadual São José” que mobilizou os estudantes por meio de leitura, pesquisas e escrita a conhecerem as mulheres importantes da história mundial e também de suas próprias famílias.

“A inscrição no edital foi uma realização do desejo de compartilhar um projeto que respeita a autonomia e protagonismo do educando sem menosprezar a autoria e protagonismo do educador como mediador e condutor do processo. Também é um presente precioso ter a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de outros educadores, trocando experiências com escolas desse Brasil tão gigante e diverso”, comenta Edna.

“Envolver as famílias com a escola e dar visibilidade às mulheres nos conteúdos escolares foram minhas principais motivações. O projeto cumpriu muito além dos objetivos elencados no projeto, pois tivemos a participação não só da família mas de toda a comunidade escolar durante todo o projeto. Onde pudemos conhecer as histórias das mulheres das famílias das alunas e alunos da escola, além de muitas mulheres dentro do conteúdo curricularizado”, complementa a educadora.

Esse momento de compartilhamento e intercâmbio de práticas faz parte da premiação em que as duas educadoras foram contempladas.

“O intercâmbio irá proporcionar uma troca potente entre educadores da comunidade de diferentes territórios, ampliando repertórios e trazendo novas perspectivas. É uma oportunidade para apresentar os seus projetos, ouvir contribuições diversas e explorar desafios, fortalecendo o sentimento de pertencimento que eles fazem parte de uma comunidade viva, diversa e comprometida”, pontua Danielle Brandão, coordenadora pedagógica na Nova Escola.

Acompanhe e conheça os demais projetos vencedores em @conectandosaberesnacional no Instagram.

Conectando Saberes

Atualmente, a Conectando Saberes é uma rede da Nova Escola e é composta por professores, coordenadores, profissionais de secretaria, formadores, entre outros atores importantes no cenário da Educação Básica. São mais de 900 membros voluntários das cinco regiões do Brasil que participam de uma comunidade de práticas, compartilhando soluções e desafios, por meio de núcleos municipais.

Nova Escola

A Nova Escola é uma plataforma digital que produz reportagens, cursos autoinstrucionais, formações, planos de aula e materiais educacionais para fortalecer os professores brasileiros e é acessada por cerca de 3,1 milhões de pessoas por mês.

Veja também

Topo