Profissionais da Aderr apresentam resultados de visita técnica realizada a órgão de Rondônia

Foram cinco dias de imersão para troca de experiência nas áreas de defesa sanitária, inspeção animal e vegetal e educação sanitária. – Fotos: Ascom/Aderr

Na manhã desta terça-feira, 6, técnicos da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) apresentaram aos gestores e funcionários do órgão as informações sobre uma visita técnica realizada na Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia) em Porto Velho (RO) no final de julho.

Na ocasião da visita de cinco dias, a equipe formada por oito profissionais da Aderr realizou um intercâmbio de conhecimento e experiências com a Idaron e acompanharam em vários pontos do Estado as atividades correlatas à agência que são realizadas nas áreas de defesa sanitária e inspeção animal e vegetal, além das ações de educação sanitária e conhecer programas de agropecuária e a estrutura do órgão rondoniense.

A visita técnica é fruto de convênio do Governo do Estado com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com emenda parlamentar da deputada estadual Angela Águida Portella, que também esteve presente na reunião em que os dados foram apresentados.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Idaron, que hoje é uma das agências mais eficientes do Brasil.

“A visita dos nossos técnicos possibilitou um relevante intercâmbio para nossas ações, pois tivemos a oportunidade de vivenciar a realidade da agência parceira da Aderr, que tem avanços significativos em alguns programas e metodologias que irão nos servir como referência para aprimorarmos a defesa agropecuária”, destacou.

A visita

Foram cinco dias de imersão para troca de experiência nas áreas de defesa sanitária, inspeção animal e vegetal e educação sanitária. Durante cinco dias, de 22 a 26 de julho, a equipe composta por médicos veterinários e engenheiros agrônomos de Roraima acompanhou diversas atividades da Idaron.

Eles foram recepcionados em Porto Velho pela direção da Idaron, visitaram o almoxarifado da instituição e seguiram para a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da capital, onde deram início aos trabalhos de observação e aprendizado.

Posteriormente, os servidores da Aderr foram divididos conforme as áreas que atuam e as atividades ocorreram na central da Idaron, contando com a participação remota de servidores do interior do Estado.

As atividades ocorreram também tanto na central da Idaron quanto externamente e contou com a participação remota de um técnico responsável pela coordenação do Cadastro Agropecuário.

Elias Venânci

Veja também

Topo