
Na próxima terça-feira, 1º, às 19h, o auditório do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR), localizado no Bairro Laura Moreira, na Capital, será palco de mais uma edição do Cine Clube Gestão Pública. Nesta edição do projeto, será exibido o filme Leviatã (Rússia, 2014, dirigido por Andrey Zvyagintsev), sob a mediação do professor Alexandre Soares.
Soares explica o objetivo do evento. “A atividade tem como objetivo principal promover o debate sobre o processo de transformação do Estado Moderno a partir da análise e discussão das principais características do modelo de Estado absolutista, do modelo democrático liberal, da relação histórica envolvendo o Estado e a Igreja, além de refletir sobre algumas categorias abordadas pela ciência política e pelo direito público, como a supremacia do interesse público, o patrimonialismo e o clientelismo”, disse.
O professor esclarece ainda que essas questões são pertinentes para as discussões do componente curricular Teoria Geral do Estado (TGE), que integra a estrutura curricular do curso superior Tecnologia em Gestão Pública ofertado pelo CBVZO.
Podem participar da sessão de cinema estudantes, servidores e o público em geral. Mas, para receber certificado, é necessário se inscrever pelo link.
Sinopse e premiação do filme
Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político, que tenta desalojá-lo, tomar sua propriedade, ele recorre a um colega advogado de Moscou.
O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 2015, representando a Rússia, como também foi selecionado para competir pela Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2014. Também foi considerado o melhor filme do ano no BFI London Film Festival de 2014 e no 45.º Festival Internacional de Cinema da Índia. Ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro de 2015 e o Asia Pacific Screen Award de melhor longa-metragem em 2014.
Organização do evento
O projeto Cine Clube Gestão Pública, idealizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso superior Tecnologia em Gestão Pública, tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes do curso por produções cinematográficas, sejam filmes, sejam minisséries, sejam documentários, entre outros, que possibilitam o debate crítico de assuntos de relevância social
Sofia Lampert