O Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou nesta quarta-feira, 23, o Projeto de Lei (PL) nº 147/2021, que obriga a divulgação da presença ou ausência de glúten, lactose e proteína do leite nos cardápios de bares, hotéis e restaurantes no Estado. De autoria da deputada Yonny Pedroso (PL), a proposta teve 14 votos favoráveis e segue para sanção ou veto governamental.
O objetivo da matéria é informar os componentes dos alimentos vendidos nos estabelecimentos comerciais aos clientes com intolerância alimentar, e assim evitar reações corporais adversas. A informação da presença ou ausência de glúten, lactose e proteína do leite deverá constar ao lado de cada produto ou de forma genérica no início dos cardápios disponibilizados.
Em discussão no Plenário, Pedroso defendeu a proposta ao relatar a importância da informação para as pessoas com intolerância alimentar.
“Entendo que seja de muita relevância esse projeto, tendo em vista que alguns alimentos trazem tanto alergia quanto inflamações, e isso tem aumentado muito as disfunções no organismo. Por essa razão, é tão importante que bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos que forneçam comida pronta identifiquem no cardápio como é produzido o alimento”, destacou a deputada.
Anderson Caldas