Proposta do Inovem: ‘Conexão Financeira’ capacita professores de matemática para terceiro ciclo do projeto

Encontro reuniu 14 docentes da rede estadual de ensino, na noite desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa de Roraima. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALERR

Após o sucesso das duas primeiras edições, o projeto Educação Financeira iniciou o terceiro ciclo, na noite desta quarta-feira, 1º de outubro, com a capacitação de 14 docentes da rede estadual de ensino, entre professores de Matemática, coordenadores pedagógicos e gestores. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da ALERR, e busca incentivar o uso consciente e inteligente de recursos financeiros, tanto no cotidiano pessoal dos estudantes quanto em atividades escolares, como na organização da formatura, por exemplo.

Participam desta edição docentes das escolas estaduais Gonçalves Dias e Profº Antonio Carlos da Silva Natalino, e dos colégios estaduais militarizados Senador Hélio da Costa Campos e Profª Maria dos Prazeres Mota.

Após a capacitação realizada pela equipe do Inovem, os professores vão aplicar orientações e atividades práticas sobre educação financeira para os alunos, sempre orientados por instrutores do projeto. Entre as ações, os alunos vão empreender como forma de garantir recurso para a formatura de Ensino Médio e, ao final, a turma que mais gerar lucro receberá uma quantia para auxiliar na festa.

Deputada Catarina Guerra, presidente do Inovem.

Conforme a presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), as duas primeiras edições demonstraram avanços significativos, ultrapassando os limites das escolas e alcançando também as famílias dos estudantes.

“Nós conseguimos acompanhar, nas demais edições, todo um avanço e impacto que ultrapassou o número das escolas, que impactou as casas dos nossos alunos. Então, esse é um dos objetivos que o Conexão Financeira carrega, de deixar a devida informação com qualidade e eficiência, para que possa realmente dar continuidade e colocar em prática”, afirmou.

Ao todo, 450 alunos receberão os técnicos do programa, terão orientação adequada, executarão suas ideias e poderão aprimorá-las ou mudar de rota ao longo do processo, garantindo êxito nos objetivos traçados.

Caíque dos Santos, um dos instrutores do projeto.

Vidas transformadas

Um dos instrutores da capacitação, Caíque dos Santos, reforçou que o Inovem busca alcançar o maior número de pessoas por meio dos projetos realizados, principalmente os jovens, para que eles concluam o Ensino Médio com nova forma de pensar sobre o próprio financeiro e explicou o passo a passo da dinâmica.

“O trabalho é realizado em quatro semanas. No primeiro encontro, aplicamos um diagnóstico para identificar o interesse dos alunos em criar empresas. A partir daí, oferecemos orientação com foco na educação financeira, que pode ser transformadora tanto no presente quanto no futuro desses jovens”, detalhou.

Caíque acrescentou que as etapas incluem o diagnóstico inicial, o desenvolvimento da ideia de empresa, o aprendizado sobre gestão financeira e a produção, que envolve a escolha do produto a ser comercializado.

A professora de Matemática da escola ‘Natalino’, Jeanne Campos, acredita que a participação dos alunos no projeto vai agregar tanto na vida financeira quanto na aprendizagem. Ela acrescenta que é uma forma deles moldarem as prioridades.

Jeanne Campos, professora de Matemática.

“Esse projeto é de grande importância para os estudantes, principalmente porque muitos já têm o empreendedorismo como fonte de renda em suas famílias. Com essa iniciativa, eles terão um aprimoramento ainda maior, tanto no aspecto financeiro quanto na própria vida pessoal”, disse.

O gestor da escola Gonçalves Didas, Valdenrique Macêdo contribuiu com a fala da colega e pontuou que o “Educação Financeira” foi bem recebido pelo corpo pedagógico, pelos resultados positivos que a iniciativa pode trazer para a unidade escolar.

“Como instituição, nossa missão é preparar o cidadão no aspecto pedagógico, para que esteja apto a ingressar em uma universidade ou em um concurso público com qualidade. Mas também precisamos prepará-los no campo financeiro. Vivemos em um país onde muitas pessoas se endividam por não saber administrar seus recursos. Por isso, o projeto é de grande importância e foi recebido de braços abertos”, ressaltou.

Valdenrique Macêdo, gestor escolar.

Inovem

Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que visa impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.

Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; INOVARR; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas, todos voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.

Bruna Cássia

Veja também

Topo