Após um período de campanha e votação intensas, a Comissão Central Eleitoral publicou, na manhã desta sexta-feira, 6, o resultado final da eleição para a escolha dos novos dirigentes do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A votação, que envolveu estudantes, docentes e técnicos administrativos dos diversos campi do instituto, definiu quem irá ocupar os cargos de reitor e de diretores-gerais nos próximos quatro anos (2024-2028).
No pleito para reitor do IFRR, quatro professores, todos do Campus Boa Vista, concorreram ao cargo, sendo Nilra Jane Filgueira Bezerra reeleita com 33,2% dos votos válidos. Joseane Cortez obteve 17,8%, seguida de Paulo Russo, com 15%, e de Sivaldo Souza, com 13,3%. O índice geral de comparecimento dos 5.479 eleitores aptos a votar foi de 54,12%. No cômputo geral, a maior abstenção se deu na categoria de estudantes: 51,57%. Dos 4.838 estudantes aptos a votar, participaram do pleito 2.343 (48,43%). Tanto os técnicos como os docentes tiveram uma votação expressiva: 97,9% e 96%, respectivamente.
Desde que deixou de ser Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR), tornando-se Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), em dezembro de 2008, é a primeira vez que ocorre reeleição na disputa pelo cargo de dirigente máximo da instituição.
Roraimense e professora de matemática há 40 anos, Nilra Jane foi reeleita usando o slogan “Por um IFRR maior e mais forte”. “Este é um momento histórico para o IFRR, e estou honrada com a confiança em mim depositada. Aos técnicos, aos docentes, aos estudantes, aos terceirizados, aos servidores da PEC, a todos quero expressar minha mais profunda gratidão. Agradeço também aos demais candidatos que estiveram comigo na disputa do cargo de reitor: os professores Joseane, Paulo e Sivaldo. Combatemos o bom combate e entregamos o melhor de nós em cada plano. Tenho certeza disso!”, declarou.
A reitora reeleita seguiu agradecendo. “Agradeço à Rede Federal, aos colegas reitores e reitoras, à comunidade de Roraima e aos profissionais da educação que torceram por esta recondução à Reitoria. Expresso ainda a minha estima aos colegas e amigos que estiveram comigo neste pleito, construindo as propostas, dialogando, sugerindo, trabalhando de perto no projeto que defendemos para o presente e para o futuro do IFRR. Agora é hora de somar forças e tomar decisões coletivas. Sem nos dividirmos, sem nos enfraquecermos como instituição”, afirmou.
Para os cargos de diretores-gerais dos campi, foram reeleitos o professor Isaac da Silva Sutil, no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), na Capital, com 60,2% dos votos válidos, e a professora Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, como candidata única no Campus Novo Paraíso (CNP), no sul do estado. No CBVZO, o professor Antônio Ferreira da Silva obteve 21,2% dos votos.
Vanessa conquistou 65,2% dos votos válidos. Os índices de comparecimento da comunidade acadêmica apta a votar foram 52,6%, no CNP, e 60,82%, no CBVZO, sendo 100% de participação de TAEs nas duas unidades e de 92,73% e 97,67% de docentes, respectivamente. A maior abstenção concentrou-se entre os estudantes, 42,98% (CBVZO) e 53,56% (CNP).
No Campus Amajari (CAM), o professor Rodrigo Luiz Neves Barros, que estava como diretor-geral substituto no lugar da ex-diretora-geral, Pierlângela Nascimento da Cunha, que pediu exoneração para assumir um cargo no Ministério da Educação quase no fim do primeiro semestre deste ano, foi eleito com 43,1% dos votos válidos. Uma diferença de menos de 2% do seu concorrente, o também professor Marcelo Pontes (41,9%). Exerceram o direito ao voto 74,78% da comunidade acadêmica, sendo 100% dos docentes, 92,59% dos TAEs e 69,42% dos estudantes.
No Campus Boa Vista (CBV), a maior e a mais antiga unidade do IFRR, a professora Luciana Leandro foi eleita como nova diretora-geral da unidade com 40,5% dos votos válidos, ficando em segundo lugar, o professor Marcos Spósito (33,7%).
Ela vai substituir a professora Joseane Cortez, que concorreu ao cargo de reitora. No CBV, o índice de comparecimento foi de 48,69%, sendo 145 dos 151 docentes (96,03%), 112 dos 115 técnicos administrativos (97,39%) e 1.231 dos 2.790 estudantes (44,12%).
O processo eleitoral foi conduzido, de maneira democrática e transparente, pela Comissão Eleitoral Central, respeitando-se as normas estabelecidas para garantir a lisura e a participação de todos os segmentos da instituição. O resultado final será encaminhado, na segunda-feira, 9, ao Conselho Superior (Consup) para apreciação e votação, e posterior encaminhamento dos trâmites legais, incluindo a formalizando do resultado ao MEC. “Foi uma eleição histórica, com uma boa participação da comunidade acadêmica, o que demonstra o interesse de todos em contribuir para o futuro do IFRR”, avaliou o presidente da Comissão Eleitoral Central, Vagner Basqueroto Martins.