Pule, Brinque e Cuide: PDDHC/ALE-RR participa de campanha da PRF para proteger crianças e adolescentes no Carnaval

Lançamento nacional ocorreu nesta quinta-feira; em RR, ação acontece na BR-174. – Fotos: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

O Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participou, na noite desta quinta-feira, 27, do lançamento nacional da campanha “Pule, Brinque e Cuide”, iniciativa do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e parceiros.

Em Roraima, a ação acontece no posto da PRF, na BR-174, sentido Boa Vista-Mucajaí, com o objetivo de orientar passageiros e condutores de ônibus sobre a importância da proteção infantil durante o período carnavalesco. A iniciativa inclui a distribuição de panfletos informativos e orientações sobre sinais de vulnerabilidade e canais de denúncia.

‘Precisamos instruir a população para que seja nosso braço, pois, sozinhos os órgãos de proteção não conseguirão dar conta’, a inspetora da PRF, Verônica Cisz.

Crescimento das denúncias

A inspetora da PRF em Roraima, Verônica Cisz, alertou que o número de denúncias sobre violações contra crianças e adolescentes aumenta durante o Carnaval.

“No último ano, as denúncias no Brasil cresceram 38%, totalizando mais de 65 mil casos registrados pelo Disque 100. É um número alarmante. Por isso, reforçamos que qualquer suspeita de abuso, exploração ou situação de risco deve ser denunciada imediatamente”, ressaltou.

A campanha chama atenção para a omissão de pais, responsáveis e da própria sociedade durante grandes festas, destacando a necessidade de vigilância para prevenir abusos, exploração sexual, tráfico de crianças e trabalho infantil.

“A criança nunca deve sair desacompanhada e deve portar uma pulseira ou cordão de identificação com contato de um responsável. A população precisa ser um braço forte na proteção, porque sozinhos os órgãos de fiscalização não conseguem cobrir tudo. A conscientização faz com que mais pessoas denunciem e nos ajudem a reduzir esses casos”, enfatizou a inspetora.

‘Todos têm o direito de sair e se divertir, mas, também, a obrigação de proteger’, lembrou a diretora do PDDHC, Socorro Santos.

Parceria pela proteção infantil

A diretora do PDDHC, Socorro Santos, destacou a importância do engajamento da ALE-RR na campanha e a parceria de longa data com a PRF.

“Todos têm o direito de se divertir no Carnaval, mas também a obrigação de proteger. Nosso papel, como Assembleia Legislativa e órgão de defesa dos direitos humanos, é mobilizar a sociedade e fortalecer parcerias com instituições que atuam na proteção das crianças e adolescentes”, reforçou.

A campanha também orienta sobre a importância da vacinação contra doenças respiratórias, incluindo a Covid-19, para reduzir riscos à saúde durante o período festivo.

Equipes do PDDHC e PRF engajados na campanha ‘Pule, Brinque e Cuide’ que ocorre durante o Carnaval, em todo o país.

Sobre a campanha

Coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a campanha “Pule, Brinque e Cuide” conta com abordagens educativas em ônibus e palestras rápidas sobre prevenção a violações de direitos. Durante o Carnaval, esses crimes se tornam mais frequentes, seja por ação direta ou omissão de pais, responsáveis e do Estado.

A PRF busca fortalecer parcerias que agreguem conhecimento e promovam uma rede de proteção mais eficaz, garantindo segurança tanto para crianças e adolescentes quanto para toda a sociedade.

Canais de denúncia

Para denunciar violações dos direitos humanos, os cidadãos podem procurar o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) na Rua Coronel Pinto, nº 524, Centro, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Também é possível entrar em contato pelos canais: (95) 98402-1493 e programapdhc@gmail.com | traficodepessoas.rr@gmail.com.

Além disso, estão disponíveis:

· Disque 100 (violência contra crianças e adolescentes)

· Disque 180 (violência contra a mulher)

· Disque 181 (Polícia Civil)

· PRF: (95) 3621-1515

· Sistema IPÊ – Trabalho Escravo: ipe.sit.trabalho.gov.br

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo