A Escola do Legislativo (Escolegis), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), segue promovendo qualificação profissional gratuita, beneficiando milhares de roraimenses. Em 2024, a instituição registrou um total de 110.385 inscritos em seus cursos, refletindo o compromisso com a educação e o empreendedorismo no estado.
No ano passado, a Escolegis ofertou 485 cursos, sendo 134 presenciais e 351 na modalidade de ensino a distância (EaD). A maioria dos participantes (100.155) optou pelo formato on-line, enquanto 10.230 realizaram cursos presenciais.
Para o diretor da escola, Brenno Carvalho, os números expressivos são resultado do esforço conjunto da equipe e da diversidade de qualificações oferecidas.
“Foi um ano excelente, com cursos presenciais e a distância, incluindo preparatórios para o Enem e concursos. Reativamos o Laboratório de Informática, modernizamos nossos equipamentos e disponibilizamos oficinas de artesanato, culinária e empreendedorismo, impactando positivamente a comunidade”, destacou.
A projeção para este ano já está definida. “O planejamento para 2025 está pronto e esperamos iniciar em fevereiro. Vamos ampliar as oportunidades de capacitação, com um foco especial no empreendedorismo”, antecipou Carvalho.
Arte como fonte de renda
A artesã Suelen Frota é um exemplo de como a qualificação pode transformar vidas. Ela participou de cursos da Escolegis e, além de aprimorar suas habilidades, desenvolveu uma visão estratégica sobre o mercado.
“Tive bastante orientação nos cursos que fiz, tanto na área administrativa quanto artesanal. Sabia as técnicas, mas aprendi mais sobre produtos e precificação. Indiquei várias pessoas, principalmente mulheres, porque percebi que a capacitação abre portas. Hoje participo de feiras de artesanato e, em breve, quero abrir minha loja física”, relatou Suelen.
Seu interesse pelo artesanato surgiu na infância, aos nove anos, e se consolidou como fonte de renda nos últimos anos. A técnica japonesa de amigurumi, que transforma crochê ou tricô em figuras decorativas, é um dos cursos mais procurados na Escolegis. A artesã já inspira familiares e colegas e aguarda novas turmas para continuar se aperfeiçoando.
“Quero aprender mais e ensinar outras pessoas. No meu bairro, há muitas mulheres que trabalham com artesanato. Meu sonho é dar aulas e incentivar outros empreendedores. A Escolegis faz a diferença, porque cursos assim são caros no mercado, e aqui são gratuitos. Isso muda vidas”, afirmou.
Vidas transformadas
A Escolegis tem sido referência em qualificação profissional. Em 2023 e 2024, o curso de amigurumi formou 130 alunos, capacitando-os para o mercado. Entre os produtos desenvolvidos estão polvos, ursos, bonecas, enfeites para canetas e acessórios.
A unidade de ensino se tornou referência em aprendizado. No ano passado, mais de cem mil inscrições foram registradas pelo Poder Legislativo nos cursos gratuitos da escola. Houve matrículas tanto de roraimenses como de quem vive em outras regiões do Brasil.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social.
“A Escolegis não apenas qualifica, mas também impulsiona o empreendedorismo, permitindo que muitas pessoas gerem sua própria renda. Além dela, a Assembleia mantém programas como o Centro de Convivência da Juventude, o Centro de Acolhimento ao Autista e o Procon Assembleia, que garantem suporte à população. Essa é a nossa responsabilidade social, oferecendo políticas públicas efetivas”, pontuou.
A deputada Catarina Guerra (União), presidente da Escolegis, reforçou o compromisso da instituição com a capacitação e o empoderamento econômico, especialmente de mulheres.
“Quando vemos ex-alunos conquistando espaço no mercado ou abrindo negócios, temos a certeza de que estamos no caminho certo. A Escolegis nasceu para atender demandas do Legislativo, mas se tornou uma ferramenta para transformar vidas. Seguiremos firmes nesse propósito”, concluiu.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Se deseja ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público.