Quem paga a conta?: Seed lança projeto para evitar desperdício de água nas escolas

Lançamento será nesta terça-feira, a partir das 9h, no auditório da Escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro de Boa Vista. – Fotos: Ascom/Seed

Como parte das celebrações alusivas ao Dia Mundial da Água (22 de março), a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) lança nesta terça-feira, 14, o projeto “Uso e reuso da água na escola. Quem paga a conta?”. O evento será no auditório da Escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro de Boa Vista, a partir das 9h.

Coordenado pelo Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) por meio da Diab (Divisão de Educação Ambiental), o projeto será desenvolvido em 16 escolas da capital.

“O objetivo é observar os valores da conta de água nas instituições de ensino e adotar estratégias para uso e reuso consciente da água. Além disso, a ação também busca sensibilizar a comunidade escolar quanto ao desperdício de água nas escolas e alertar para a preservação desse recurso natural imprescindível para a vida”, destacou Náiva Pereira Lima, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed.

Quatro etapas

A primeira etapa, será de 20 a 24 de março, quando as equipes gestoras de cada escola organizarão o projeto no âmbito da instituição de ensino. Neste período também serão realizadas palestras educativas sobre o tema com representantes da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), parceira do projeto.

A segunda etapa será na primeira quinzena de abril, quando haverá o acompanhamento da Diab junto às escolas e entrega da conta de água do mês de março para observação do consumo.

A terceira etapa ocorrerá na primeira quinzena de maio, com monitoramento da Divisão e entrega da conta de água do mês de abril para observação do consumo.

A quarta e última etapa será na segunda quinzena de maio, quando ocorrerá o acompanhamento do consumo de água nas unidades de ensino, observação e verificação do consumo de todas as escolas envolvidas.

As escolas participantes são: Diva Alves de Lima, Gonçalves Dias, Ana Libória, Oswaldo Cruz, Monteiro Lobato, Dom José Nepote, Buriti, Vanda Pinto, Raimunda Nonato de Freitas, Coema Souto Maior Nogueira, Jesus Nazareno e os Colégios Estaduais Militarizados Carlo Casadio, Severino Cavalcante, Luiz Rittler de Lucena, Maria de Lourdes Neves e Fernando Grangeiro.

Mágida Azulay Khatab

 

 

Veja também

Topo