Rárison Barbosa pede aprovação em segundo turno de PEC que regulamenta Polícia Penal

Deputado também fez indicação ao Executivo para criar força-tarefa para coibir violência no ambiente escolar. – Fotos: Eduardo Andrade/Alfredo Maia

O deputado Rárison Barbosa (PMB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) na manhã desta terça-feira, 11, para pedir aos colegas parlamentares aprovação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 02/2023, que regulamenta a carreira dos policiais penais de Roraima.

Na sessão ordinária de 4 abril, a proposta apresentada pelo deputado recebeu 19 votos no primeiro turno de votação.

“Quero iniciar agradecendo a quem votou favorável a essa categoria que é a nova polícia do Brasil e pedir novamente que votem para que a gente possa fazer justiça a esses profissionais que trabalham duro para manter o sistema prisional controlado, trazendo assim uma qualidade de vida melhor para a população de Roraima”, defendeu o autor da proposta.

Segurança nas escolas

Na última semana de março, um aluno matou uma professora e feriu outros estudantes dentro de uma sala de aula na capital paulista. Nesta segunda, 10, em Manaus, outro adolescente foi apreendido pela polícia ao tentar agredir professora e alunos. Os recentes massacres, de acordo com Barbosa, o motivaram a protocolar uma indicação ao Executivo para criar mecanismos para proteger o ambiente escolar.

“Eu tenho dois filhos em escolas públicas. Com esse cenário, fizemos uma indicação ao governo para a criação de uma força-tarefa na segurança pública, composta de policiais penais, militares e civis, para a segurança institucional das escolas estaduais da capital e interior do Estado”, argumentou.

O parlamentar protocolou um pedido de informações à Seed (Secretaria Estadual de Educação) para saber quais medidas o órgão tem implementado diante do aumento dos casos de violência estudantil.

Barbosa também alertou que essa cultura da violência se espalha nos meios digitais e cobrou a participação efetiva dos pais no controle do uso das redes sociais por parte dos menores.

“Sabemos que a internet é de suma importância quando se usa de forma correta, mas também que a nossa correria faz com que não acompanhemos de perto os nossos filhos. É importante saber como eles estão usando o celular, as redes sociais, para orientá-los da melhor maneira possível. Fica aqui nosso compromisso com essa causa, para que juntos com o Executivo possamos achar a melhor maneira possível para a resolução desse problema”, disse.

Barbosa concluiu o discurso dizendo que, apesar de oriundo da segurança pública, como parlamentar também abraça em igual medida as bandeiras da educação, saúde e agricultura. “Esses são os nossos quatro pilares”.

Suellen Gurgel

 

 

 

Veja também

Topo