Reconhecimento e Cidadania: ALE-RR valoriza sociedade com homenagens e projetos relevantes

Deputados estaduais aprovam comendas, moção de pesar e projetos que valorizam personalidades, instituições e ações de impacto social no Estado. – Fotos: Marley Lima / Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

Na sessão ordinária desta terça-feira, 5, os deputados da Assembleia Legislativa de Roraima votaram importantes projetos de lei e decretos legislativos, abordando questões de grande relevância para o desenvolvimento social, cultural e assistencial do Estado. A sessão foi marcada pela aprovação de iniciativas que reconhecem o trabalho de pessoas e instituições que contribuem significativamente para a sociedade roraimense.

O PDL nº 37 de 2025, da deputada Tayla Peres (Republicanos), concedeu a Comenda Orgulho de Roraima ao pastor Basílio Bezerra, em reconhecimento aos seus relevantes serviços à sociedade. Natural do Maranhão, ele chegou a Boa Vista em 1978, onde se destacou como líder espiritual e social, com projetos de assistência à população local e atuação na segurança pública como sargento da Polícia Militar.

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 51 de 2025, de autoria do deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que concede a Comenda Orgulho de Roraima a 16 figuras religiosas e leigas da Diocese de Roraima, incluindo bispos, padres e outras personalidades que atuam no serviço de evangelização e assistência social no Estado, marcando a celebração do Jubileu dos 300 anos da Diocese em Roraima.

Já o PDL nº 52 de 2025, concede a Comenda Orgulho de Roraima a diversas organizações católicas que desempenham um trabalho de relevância social e religiosa no Estado. A lista inclui entidades como a Diocese de Roraima, Cáritas Diocesana, Fazenda da Esperança e outros movimentos católicos que prestam assistência a migrantes, refugiados e à população em situação de risco social.

Outro projeto aprovado foi o PDL nº 53 de 2025, que concede a Comenda Orgulho de Roraima a diversos profissionais e personalidades de Rorainópolis e do Estado, reconhecendo seus serviços prestados à segurança pública e ao desenvolvimento político e social, incluindo policiais, médicos e outros cidadãos comprometidos com a melhoria das condições de vida local.

O PDL nº 55 de 2025, também de autoria do deputado Soldado Sampaio, concedeu a Comenda Orgulho de Roraima a diversas personalidades do município de Normandia, reconhecendo seus serviços prestados no desenvolvimento econômico, social e cultural da região, incluindo gestores e voluntários locais.

Por fim, foi aprovada a Moção nº 24 de 2025, de autoria do deputado Neto Loureiro (PMB), em homenagem póstuma à senhora Marluce de Melo Pontes, falecida em junho de 2025. Marluce foi uma grande gestora educacional, com passagens marcantes em várias escolas de Boa Vista, deixando um legado na educação roraimense. Ela foi responsável pela gestão da escola Monteiro Lobato, que se destacou como a melhor da Região Norte.

Utilidade pública

Os parlamentares aprovaram O PDL nº 33 de 2025, de autoria da deputada Catarina Guerra (União), que visa declarar de utilidade pública a Associação F. L. Sousa – AFLS, uma entidade filantrópica que realiza ações assistenciais, educacionais, culturais e sociais em Boa Vista, beneficiando semanalmente cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade.

Bárbara Carvalho

Veja também

Topo