Rede Estadual de Ensino: Governo disponibilizará mais de 25 mil vagas e ampliará oferta do Ensino Médio noturno em 2025 em Roraima

Matrículas novas da rede estadual de ensino ocorrerão no período de 06 a 17 de janeiro. – Fotos: Ascom/Seed

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), disponibilizará 25.022 vagas para matrículas nas escolas da rede estadual de ensino da capital e interior. Os editais de matrículas foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 26, e podem ser consultados neste link

A novidade deste ano é a ampliação da oferta do Ensino Médio Noturno, com mais 1.971 vagas para matrículas em escolas do interior e da capital. A iniciativa integra o Programa ‘Ensino Médio Mais’, lançado pelo MEC (Ministério da Educação) que visa impactar mais de 379 mil estudantes em todo Brasil.

“O Estado de Roraima está seguindo a política nacional de educação com a ampliação da oferta do Ensino Médio Noturno. Sabemos da realidade em que muitos jovens precisam trabalhar para ajudar nas despesas de casa e acabam abandonando os estudos. Essa política nacional vem para incentivar a permanência desse jovem na escola”, ressaltou Raimunda Rodrigues, secretária adjunta de gestão da Educação Básica da Seed.

Em Boa Vista, as 57 escolas vão ofertar juntas 10.499 vagas, sendo 3.291 para o 6° ano do Ensino Fundamental, 4.888 para a 1ª série do Ensino Médio (distribuídas entre Ensino Parcial, Ensino Integral, Educação Profissional e Tecnológica e Ensino Noturno) e 2.320 vagas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Escolas com Ensino Médio Noturno

Nove escolas da rede estadual localizadas em Boa Vista vão ofertar a 1ª série do Ensino Médio noturno: Colégios Estaduais Militarizados: Wanda David Aguiar, Irmã Maria Teresa Parodi, Carlo Casadio, Luiz Rittler Brito de Lucena, Luiz Ribeiro de Lima, Tancredo Neves, Fernando Granjeiro de Menezes, Escola Monteiro Lobato e Escola Ana Libória.

Educação de Jovens e Adultos

Escolas que vão ofertar o 2° segmento (6° ao 9° ano do Ensino Fundamental) da EJA: Colégios Estaduais Militarizados: Maria e Lourdes Neves, Tancredo Neves, Fernando Granjeiro de Menezes, Maria Nilce Brandão e Escolas Estaduais Ana Libória, Fagundes Varela, Raimunda Nonato, Monteiro Lobato e Maria das Neves Rezende.

Escolas que ofertam o 3° segmento (1ª a 3ª série do Ensino Médio) da EJA: Colégios Estaduais Militarizados: Luiz Ribeiro de Lima, Maria Sônia de Brito Oliva, Tancredo Neves, Fernando Granjeiro de Menezes, Maria Nilce Brandão, e Escolas Estaduais Ana Libória, Monteiro Lobato, Voltaire Pinto Ribeiro, Maria das Neves Rezende e Maria das Dores Brasil.

Mais de 10 mil vagas para o Interior

Nos municípios do interior do Estado, o Governo de Roraima irá ofertar 10.022 vagas sendo 3.758 para o 6° ano do Ensino Fundamental, 4.697 para a 1ª série do Ensino Médio (distribuídas entre Ensino Parcial, Ensino Integral, Educação Profissional e Tecnológica e Ensino Noturno) e 1.567 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Pelo interior, 15 escolas localizadas em nove municípios (Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã), vão ofertar juntas 1.110 vagas para o Ensino Médio Noturno.

Colégios Militarizados

A Seed também já publicou o edital referente ao sorteio público de vagas para 25 Colégios Estaduais Militarizados e duas escolas civis: Lobo D’Almada e Euclides da Cunha, onde foram disponibilizadas mais 4.501 vagas. O sorteio já ocorreu e o resultado pode ser consultado no site

Educação Indígena

A secretária Raimunda Rodrigues informou que não houve necessidade de publicação de edital de matrículas para as escolas indígenas uma vez que as instituições de ensino existentes nas comunidades atendem os estudantes de forma satisfatória. Em todo Estado são 251 escolas indígenas.

Período de Matrículas

As matrículas novas da rede estadual de ensino ocorrerão no período de 06 a 17 de janeiro e deverão ser efetivadas direto na secretaria da escola tanto na capital, quanto no interior.

Os pais ou responsáveis devem levar os seguintes documentos: histórico escolar ou declaração de transferência, RG ou certidão de nascimento do aluno e do responsável legal, CPF do aluno (se tiver), comprovante de residência com CEP, cartão de vacina atualizado, cartão bolsa família (se for beneficiário) e 02 fotos 3×4 recentes.

Para o ingresso no Ensino Médio Noturno, o pai ou responsável assinará uma autorização para o filho menor de idade, no ato da matrícula.

Central de Matrículas

Se por algum motivo, os pais ou responsáveis não conseguirem matricular os filhos no primeiro período de matrículas novas na capital Boa Vista, poderão recorrer à Central de Matrículas que funcionará de 21 a 30 de janeiro em novo endereço: Praça do Centro Cívico, n° 550, Centro (Prédio novo da Seed) das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Mágida Azulay Khatab

Veja também

Topo