
De janeiro a março deste ano, o Hospital de Amor realizou aproximadamente 2 mil atendimentos gratuitos às mulheres, com exames de mamografia e Papanicolau (preventivo), para detecção precoce de cânceres, além de estender os serviços de dermatologia a homens em Roraima.
Moradora do município de Mucajaí (56 quilômetros ao Sul), Zoila Lima tem 49 anos e, por ter históricos na família, busca exames preventivos para detecção precoce. “É o autocuidado, é a autorresponsabilidade da gente, principalmente nós mulheres de nos cuidar”, enfatizou a professora.
Segundo contou, tias já foram diagnosticadas com câncer de mama e a preocupação acendeu o alerta. “Aqui tem um tonzinho de amor, de cuidado com a gente e tem vários atendimentos aqui para nos beneficiar e a gente, descobrindo qualquer situação de modo precoce, podemos cuidar a tempo”, enfatizou.
A dona de casa Zenaide Queiroz, de 54 anos mantém os cuidados com a saúde. Todos os anos, vai à Unidade do Hospital de Amor para fazer o exame de mamografia. “Eu digo para as mulheres que procure vir aqui para se prevenir, aqui é muito bom, é tranquilo, não faz medo. Aqui é um lugar onde as mulheres têm que vim”, comentou.
Relatos como a de Zenaide e de Zoila, enaltecem os trabalhos de que se dedica a manter a qualidade no atendimento e na eficiência dos resultados. A enfermeira Letícia Moreno está há um ano e quatro meses no Hospital de Amor. Ela acompanha a rotina da Unidade e as experiências de quem passou pela Unidade.
“Então, é um privilégio trabalhar aqui, poder promover saúde a essas pessoas que normalmente chegam aqui mais vulneráveis, mais sensíveis, com medo, receio de diagnósticos que elas sequer sabem o que podem acontecer, né? E é muito bom, muito gratificante a gente proporcionar, de fato, a prevenção para essas pessoas”, celebrou.
Inaugurado em Roraima em 2021, o Hospital de Amor recebeu mais de 10 mil pessoas para tratamento e prevenção de cânceres como o de mama, do colo do útero e o de pele, a neoplasia que mais acomete a população do Estado.
Por ano, e com vistas a permanecer com a qualidade e atendimento, cerca de R$ 10 milhões são investidos, recursos oriundos de doações e emendas parlamentares, principalmente destinados pelo senador Dr. Hiran (Progressistas), destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) que encaminha para o Instituto de Prevenção e Diagnóstico Hospital de Amor, da Fundação PIO XII, com unidades nos 26 Estados e no Distrito Federal.
“O Hospital de Amor é realidade em Roraima. Assim como a Zenaide e a Zoila, mais pessoas podem aproveitar toda essa estrutura para olhar mais para a própria saúde, pois entendemos que o diagnóstico precoce dá mais chances de cura e resultados positivos”, enfatizou o senador Dr. Hiran.
A Unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas-feiras das 8h às 17h, na avenida Via das Flores, no bairro Pricumã, zona Sul de Boa Vista. O exame de mamografia é destinado para mulheres a partir dos 40 anos e o preventivo do colo do útero para mulheres a partir dos 25 anos.
O agendamento é feito na recepção com a apresentação de documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), CPF, comprovante de residência e Cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Tudo gratuito.