A cidade de Santa Elena de Uairén, a 26 km de Pacaraima, recebeu na terça-feira, 8, um encontro empresarial que une representantes do Brasil e da Venezuela. O encontro foi realizado para reforçar os laços comerciais e turísticos entre as duas regiões de fronteira.
O evento contou com a presença do governador do Estado venezuelano de Bolívar, Angel Marcano, que quer a retomada da visitação de brasileiros na região, do prefeito de Gran Sabana, da secretária de Turismo do Estado Bolívar, Keyla Pañalver e do diretor do Departamento de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima), Bruno Muniz, que representou o Governo de Roraima na ocasião.
Famosa por ser o lar do maior destino turístico na região, o Monte Roraima, a região da Gran Sabana é um parque nacional, considerado o segundo maior do mundo, e possui inúmeros atrativos que é destino de turistas do Brasil e do mundo, dentre eles o Salto Ángel, cachoeiras como a Queda de Jaspe, Pacheco e Kama Meru, além de paisagem natural deslumbrante.
Durante a fala, Marcano destacou o projeto do seu governo da criação de uma rota aérea direta ligando Boa Vista a Puerto Ordaz, se estendendo até Margarita, no Caribe. Segundo ele, essa conexão vai facilitar o intercâmbio entre os países e impulsionar o turismo, um setor vital para a economia local. O governador destacou ainda que a imagem negativa que a imprensa internacional tem promovido do país prejudica a ida de turistas À região, que segundo ele é segura para a promoção da visitação turística.
A mesma mensagem foi passada pelo prefeito de Santa Elena de Uairén, Mamollo Vallez, como forma de não apenas incentivar a circulação de turistas, mas também promover o comércio e fortalecer laços econômicos entre os dois países por meio de suas fronteiras. A secretária de Turismo de Bolívar, Keyla Peñalver, falou da intenção do governo em definir novos roteiros do turísticos dentro da região e criar uma conexão aérea para interligar Boa Vista à Margarita no mar do Caribe, passando pela capital do Estado, Puerto Ordaz.
O diretor do Detur, Bruno Muniz, destacou o compromisso do governo de Roraima de trabalhar em conjunto com as autoridades venezuelanas para criar um ambiente que favoreça o turismo seguro, reconhecendo que a prosperidade econômica de ambos os lados da fronteira está diretamente ligada à confiança dos brasileiros e dos empresários do setor principalmente quanto a questão da segurança.
Eles destacaram que a Venezuela é um destino muito procurado pelos visitantes do estande de Roraima nos eventos promocionais dos quais participa ao longo do ano porque as pessoas querem voltar à Venezuela, visitar o Monte Roraima. “Nós sempre destacamos que a fronteira está tranquila para visitação a espera dos turistas”, disse Bruno.
Ainda de acordo com o diretor, o Governo de Roraima entende a importância do trabalho do turismo para as comunidades tradicionais, a economia dos países e para a relação fronteiriça, sendo fundamental fortalecer os laços e as parcerias para que esse crescimento do turismo seja sentido pelos dois países.
“Roraima é hoje o estado da região norte que mais manda turistas para lazer no Brasil e muitos roraimenses nunca vieram aqui, e muitos, têm saudade do tempo em que se podia visitar Margarita”, destacou.