Roda de conversa encerra as comemorações do Dia da Criança no Centro de Referência

Programação contou ainda com a realização de uma oficina de confecção de brinquedos terapêuticos. – Fotos: Ascom/Sesau

O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin, localizado no bairro Aparecida, promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 11, o encerramento das comemorações alusivas ao Dia das Crianças.

A ação foi voltada especialmente para mães cujos bebês fazem acompanhamento pelo Follow-Up, um ambulatório de seguimento que atende recém-nascidos com atraso motor e cognitivo decorrentes de más condições de nascimento.

“Hoje, tivemos uma roda de conversa das mães com a psicóloga Sigrid Duarte, que realiza esse acompanhamento habitualmente; e com toda a equipe de estimulação precoce, que inclui as fisioterapeutas, fonoaudiólogas e com a participação da odontopediatra e da pediatra também”, explicou a médica pediatra do CRSM, Ana Carolina Brito.

De acordo com ela, a programação foi iniciada na quinta-feira, 10, com a realização de uma oficina de shantala, com o propósito de explicar aos pais a importância de um toque efetivo para acalmar seus bebês, além de se conectar a eles.

“A oficina dos sentidos deu aos pais a possibilidade de desenvolverem e elaborarem brincadeiras terapêuticas com os bebês em casa, a fim de melhorar as habilidades motoras e sensoriais, possibilitando que esses pacientes desfrutem de uma alimentação saudável, de um desenvolvimento motor adequado e de uma interação familiar muito positiva.”

Além da shantala, a programação contou ainda com a realização de uma oficina de confecção de brinquedos terapêuticos, algo que faz a diferença na qualidade de vida de pacientes nessa faixa etária.

Mãe de duas recém-nascidas prematuras, Janynnie Matos ressaltou a importância da atividade para os pais que possuem crianças nessa condição.

“Eles realizaram a shantala, que é uma técnica de massagem em bebês, algo muito importante, pois acalma bastante; tivemos também uma oficina de brinquedos, ensinando sobre o que podemos utilizar dentro de casa no processo de acompanhamento da criança. O conhecimento que eles conseguem compartilhar é muito bom, porque é um momento de interação entre os pais e a equipe”, completou.

Sobre o Follow-up

Criado com o propósito de promover um atendimento acolhedor e humanizado para bebês com atraso motor e cognitivo, o Follow-Up do Centro de Referência oferece possibilidades terapêuticas que promovem resultados eficientes aos pacientes.

“A grande maioria dos nossos pacientes é composta por bebês prematuros e recém-nascidos com malformação congênita. Eles são referenciados após a alta hospitalar para serem acompanhados durante os primeiros mil dias de vida, com uma equipe multiprofissional composta por pediatra, odontopediatra, neuropediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, oftalmologista e psicólogo”, explicou Ana Carolina.

É por meio do atendimento do Follow-Up que são identificados precocemente os atrasos e as intervenções necessárias para que os bebês possam se desenvolver de forma a atingir os marcos para cada idade, tanto do ponto de vista motor quanto neuropsicológico.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin está situado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 1632, bairro Aparecida.

Minervaldo Lopes

Veja também

Topo