
O Governo Federal recebeu 35.119 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, enviadas por 5.537 municípios — um total que corresponde a 99,4% das cidades do país. Os projetos foram encaminhados por gestores e gestoras entre 24 de fevereiro e 31 de março. O programa vai investir R$ 49,2 bilhões em 19 tipos de empreendimentos, organizados em quatro eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes.
No estado de Roraima, 93 propostas foram enviadas ao Novo PAC Seleções 2025, todas elas elaboradas pelas prefeituras. Todos os 15 municípios do estado inscreveram projetos. A capital, Boa Vista, tem o maior número de propostas inscritas: 16. Pacaraima com oito, Amajari e Caroebe, ambas com sete, foram as cidades com mais propostas inscritas.
Confira as propostas de Roraima para o Novo PAC Seleções 2025 por eixo:
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Creches e escolas de educação infantil (20)
Caminho da Escola – transporte escolar (14)
SAÚDE
Kits de equipamentos para teleconsulta (15)
Combo de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (14)
Aquisição de Unidades Odontológicas Móveis (11)
Construção de UBS (3)
Centros de Atenção Psicossocial (2)
Renovação de frota de ambulâncias do Samu (1)
INFRAESTRUTURA SOCIAL E INCLUSIVA
Espaços Esportivos Comunitários (12)
CIDADES SUSTENTÁVEIS E RESILIENTES
Prevenção a desastres naturais: drenagem urbana (1)
MUNICÍPIOS — Uberlândia (MG) é o município brasileiro com maior número de propostas enviadas: 34. Onze capitais também figuram entre os municípios mais participativos. Fortaleza (CE) é a principal delas, com 22 solicitações. Porto Velho (RO), Recife (PE) e Goiânia (GO) aparecem com 21 cada.
ESTADOS — Entre os estados, Minas Gerais lidera em número de inscrições (4.994), seguido por São Paulo (4.035) e Bahia (3.241). Um total de 21 das 27 Unidades Federativas apresentaram propostas.

TEMAS — Quanto aos ministérios, o da Saúde recebeu o maior número de pedidos, totalizando 19,8 mil, seguido do Ministério da Educação, com 8.782, enquanto Esporte e Cidades ficaram com 4.513 e 1.966, respectivamente.
OBJETIVOS — O Novo PAC Seleções 2025 visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento da população brasileira por meio do aumento de investimentos em infraestrutura para ampliar e modernizar a rede de atendimento à saúde, fortalecer o direito à educação, melhorar a mobilidade urbana, garantir acessos aos direitos e promover o desenvolvimento sustentável das cidades com a participação direta dos gestores municipais e estaduais.