
O Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima) promove um marco importante nesta quarta-feira, 17 de setembro, às 16h, no auditório da instituição, situado na Avenida Major Williams, em frente à Feira do São Francisco. A solenidade celebrará a assinatura e a entrega da renovação dos contratos de permissão de uso por quatro anos às cooperativas de transporte alternativo de passageiros — um passo fundamental para assegurar a segurança legal, a estabilidade financeira e a continuidade dos serviços em diversas cidades do estado.
O ato indica que as cooperativas estarão autorizadas legalmente a realizar o transporte intermunicipal de passageiros durante esse período, com o apoio institucional e a chancela oficial do governo estadual. Esses acordos são documentos com segurança jurídica, que dão às cooperativas a possibilidade de obter linhas de crédito para renovar as frotas, além de garantir segurança e estabilidade para os cooperados que dependem dessa atividade, bem como da população que usa esse tipo de transporte alternativo.
O evento contará com a presença do governador do Estado, Antonio Denarium, do vice-governador, Edilson Damião, da deputada estadual, Catarina Guerra, e do presidente do Conselho Rodoviário Estadual, Raimundo Maia — autoridades que têm demonstrado apoio direto ao fortalecimento do setor. A presença de outras lideranças públicas e representantes institucionais também está confirmada.
“Esses acordos representam mais que papéis. São a garantia de dignidade, estabilidade e reconhecimento para inúmeros cooperados que fazem o estado funcionar. É uma vitória coletiva que reforça a função da OCB/RR como articuladora e defensora do setor,” declarou Silvio de Carvalho, presidente do Sistema OCB/RR.

Mobilidade que muda vidas
Em muitas cidades de Roraima, as cooperativas de transporte alternativo representam a única forma de se locomover entre os municípios para os moradores. Com a renovação dos contratos, essas organizações poderão seguir atendendo comunidades que dependem exclusivamente desse serviço para ter acesso à saúde, à educação, ao trabalho e a outros direitos essenciais.
Durante o evento, serão entregues certificados de reconhecimento com validade jurídica às cooperativas que se destacaram em gestão, inovação e efeito na comunidade. Entre elas, COOTAF (Alto Alegre), COOTAR (Boa Vista e outras cidades de Norte e Sul de Roraima), COOTAC (Cantá), COOPERTACI (Caracaraí), COOPTRA (Amajari), COOP BOM (Bonfim), COOTAI (Iracema), COOTRAP e UNITAPA (Pacaraima), COOTAXI (Normandia) e COOTAM (Mucajaí).
Ano Internacional das Cooperativas
O evento ocorre em um momento significativo: 2025 foi definido pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025, o Brasil possui 25,8 milhões de cooperados, movimentando R$ 757,9 bilhões em receitas e gerando 578 mil empregos diretos. Esses dados serão evidenciados na solenidade, que também exibirá o vídeo oficial da campanha nacional SomosCoop 2025 – “Bora cooperar por um mundo melhor!”.
A expectativa é de que o evento fortaleça a importância das cooperativas como agentes de transformação social, econômica e comunitária — em especial para os milhares de cooperados que vivem do transporte alternativo e para as pessoas que necessitam dele diariamente.
“Com a colaboração do governo e de diversas organizações, estamos empenhados em assegurar que o modelo cooperativo de transporte permaneça como uma alternativa viável para a população de Roraima”, finaliza Carvalho.

