Roraima, mais uma vez, se destacou no CNA Jovem. Na quinta edição do Programa Jovens Líderes do Agro, a engenheira agrônoma Eduarda Franco conquistou seu lugar entre as 10 lideranças mais notáveis nacionalmente, enquanto a zootecnista Mayara Quevedo foi uma das vencedoras na categoria “Iniciativa e Liderança”. A cerimônia de premiação ocorreu no domingo, 10 de dezembro, em Brasília, durante o encerramento do programa.
Chegaram à final 88 jovens, três de Roraima. Todos eles apresentaram seus projetos no Painel de iniciativas de liderança empreendedora. Na ocasião, os jovens mostraram os resultados alcançados na jornada e como estão evoluindo na implementação dos planos de ação das iniciativas.
Após dois dias de evento, 10 jovens foram premiados pelas iniciativas de liderança desenvolvidas e pelo perfil de liderança, capacidade de absorção do método do programa, prontidão para integração e legitimação enquanto líderes locais. Entre os destaques individuais estavam jovens de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Roraima. Eles foram reconhecidos com troféus e uma missão técnica para conhecer as potencialidades do setor em cinco regiões no Brasil.
Durante a ocasião, outras três iniciativas de jovens foram reconhecidas devido à complexidade do desafio, resultados esperados alcançados, capacidade de replicação e alinhamento com o método do programa. Os destaques foram Jildson Souza (BA), Thais Neres Krindges (SC) e Mayara Quevedo (RR).
Eduarda Franco, destaque de Roraima desta edição, conta que ficou surpresa e feliz em estar entre as 10 lideranças. “Ser agraciada como destaque nesta edição do CNA Jovem foi uma grata surpresa, uma grata alegria, onde pude representar o estado de Roraima, os produtores e empreendedores rurais do estado, em especial os produtores da comunidade indígena Kauwê. No momento, o sentimento que senti foi de muita gratidão a todos que nos apoiaram até aqui”.
Para Mayara Quevedo, vencedora da categoria “Iniciativa e Liderança”, a premiação do CNA Jovem é o resultado de um trabalho eficiente com os beneficiários. “Fiquei muito feliz com a premiação. É a comprovação de que estamos fazendo um trabalho certo junto ao beneficiário, a nossa comunidade local. É a devolução de todo um esforço, da capacitação e do investimento que foi feito em nós”, explica.
O presidente do Sistema Faerr/Senar, Silvio de Carvalho, ressalta a importância das premiações para Roraima. “Os destaques de Roraima no CNA Jovem não apenas enaltecem a excelência e o comprometimento dos jovens agricultores do nosso estado, mas também servem como um estímulo vital para o desenvolvimento contínuo de nossa agricultura. Eduarda e Mayara estão de parabéns pela conquista e estamos muito orgulhosos delas terem representado Roraima”.
Programa Jovens Líderes do Agro
O CNA Jovem é um programa nacional voltado para jovens entre 22 e 30 anos com formação técnica ou superior no setor do agronegócio. Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e executado pelo Sistema Faerr/Senar, a quinta edição do programa teve mais de 2 mil inscritos, iniciando as atividades em novembro de 2022.