Rorainópolis avança nas políticas públicas para a infância e adolescência e conquista o Selo Unicef

Gestão do prefeito Pinto do Equador está colhendo os frutos e o reconhecimento da população e das organizações ligadas à infância no país e no exterior. – Fotos: Ascom Parlamentar

O município de Rorainópolis, no sul de Roraima, está virando uma pagina triste de sua história recente, no que diz respeito às políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A nova gestão tem implementado ações e garantido acesso a essa faixa etária aos serviços públicos municipais, com qualidade e eficiência.

Esse trabalho efetuado pela gestão do prefeito Pinto do Equador (Republicanos-RR) está colhendo os frutos e o reconhecimento da população e das organizações ligadas à infância no país e no exterior.

Prefeito Pinto do Equador

Nesta quarta-feira, 6, o município foi agraciado com o Selo Unicef, do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil, pelos avanços alcançados, superando a média nacional em diversas áreas, e causando impactos positivos para a infância e adolescência.

Para chegar a esse resultado, o município se empenhou em cuidar bem da primeira infância e da adolescência, com a melhoria na educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho, investimento na saúde física e mental de meninas e meninos, promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteção integral de crianças e adolescentes das violências, além da garantia da proteção social às famílias vulneráveis, em especial, aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

“Graças aos investimentos que temos feito no município nos últimos dois anos, com a ajuda do nosso deputado estadual Marcos Jorge, do senador Mecias de Jesus e também do Governo do Estado, temos conseguido mudar a realidade de nossas crianças e adolescentes, que passaram a ter duas merendas por turno, com alimentação de qualidade, melhoria do transporte escolar, além da revitalização e construção de creches e escolas, e também no acesso à saúde pública de qualidade”, pontua o prefeito Pinto do Equador.

Deputado Marcos Jorge

Para o deputado Marcos Jorge (Republicanos-RR) esse reconhecimento é reflexo de uma gestão comprometida com toda a população e com o desenvolvimento do município.

“Cuidar das crianças e adolescentes é garantir um futuro melhor para eles e isso favorece o crescimento do próprio município, pois os tornará cidadãos melhores. Fico feliz em poder contribuir com esse trabalho através de minhas emendas parlamentares. Inclusive, em breve será construída uma nova creche no município, fruto de nossa atuação parlamentar”, destacou o deputado.

O senador Mecias de Jesus também falou da alegria de ver o município avançando nesse quesito.

“Temos trabalhado em parceria com todos os municípios de Roraima para melhorar a vida de todos os cidadãos, mas temos uma preocupação especial com nossas crianças e adolescentes, por isso, destinamos sempre recursos para a Educação e a Saúde, que são áreas primordiais para que eles possa ter uma vida de qualidade. Mas, também investimos em infraestrutura viária, pois ter estradas acessíveis é fundamental para que eles possam chegar até a escola e também às unidades de saúde, quando necessário”, disse o senador.

Senador Mecias de Jesus

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Unicef para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.

“O Unicef comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do Unicef, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do Unicef no Brasil.

Gilvan Costa

Veja também

Topo