Rorainópolis, localizado no sul do Estado, com uma população de pouco mais de 36 mil habitantes (IBGE, Estimativa 2024), foi o município de Roraima que, no mês de julho deste ano, teve a maior geração de empregos, inclusive, superando a capital Boa Vista.
Ao todo, foram 61 novos empregos formais, com carteira assinada e todos os direitos garantidos, principalmente nos setores de construção civil e comércio, que foram os dois que mais geraram, mas também na agropecuária e na área industrial.
De acordo com o economista Fábio Martinez, todos os setores econômicos tiveram crescimento, com exceção da área de Serviços, que teve equilíbrio entre contratações e demissões.
“A gente tem no acumulado do ano um resultado positivo, com 161 empregos criados no município. E é interessante destacar no comparativo com outros municípios, que o setor Industrial, no acumulado do ano, principalmente no segmento de fabricação de produtos de madeira, foi o que mais gerou empregos em Rorainópolis.
Para o economista, esse crescimento reflete os investimentos que são feitos pela iniciativa privada, mas também pelo poder público municipal e estadual, que garantem mais segurança para que empresas se instalem no município e gerem empregos.
“Esse resultado mostra que o município está crescendo, com um desenvolvimento grande. No acumulado do ano teve um crescimento de mais de 10%, um crescimento expressivo. Não é o maior dentre todos os municípios, mas não deixa de figurar como destaque no estado de Roraima”, finalizou o economista.