
O Sistema Faerr/Senar e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) deram início, nesta semana, às atividades do projeto RetifiCAR em Rorainópolis. A iniciativa, desenvolvida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), tem como objetivo apoiar os produtores rurais na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Durante a semana, a equipe do projeto realizou atendimentos nas comunidades da Vila do Equador e Vila Nova Colina, e segue com os trabalhos nesta sexta-feira (24) e sábado (25), na sede do município de Rorainópolis. O RetifiCAR é uma etapa essencial para a validação do cadastro e para o acesso a benefícios importantes, como crédito rural, certificações ambientais, Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

Segundo o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, o RetifiCAR representa um avanço importante para o fortalecimento do setor rural em Roraima. “Com o RetifiCAR, estamos ajudando o produtor rural a regularizar seu cadastro ambiental e a ter acesso a novas oportunidades de desenvolvimento sustentável. Esse é mais um passo do Sistema Faerr/Senar, em parceria com a Femarh e a CNA, para promover segurança jurídica e valorização ao trabalho de quem produz no campo”, destacou.
O projeto RetifiCAR foi lançado no dia 17 de outubro, no Palácio Senador Hélio Campos, e deve atender produtores de diferentes regiões do estado ao longo dos próximos meses.

