Rorainópolis: Teamarr oferta cem vagas para capacitação com foco na atuação pedagógica em crianças com TEA

Junto ao ‘Programa Desenvolver’ e em parceria com Associação Dona Maria, curso ocorre de 21 a 23 de fevereiro, no auditório da Uerr. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da ALE-RR e o “Programa Desenvolver” do Instituto Federal de Roraima (IFRR), em parceria com a Associação Dona Maria, estão com inscrições abertas para o curso de formação inicial e continuada – “Trabalho Pedagógico com Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Identificação, Aspectos Motores, Avaliação e Intervenção”.

O evento é voltado para professores e profissionais da área, mas receberá também qualquer pessoa que tiver interesse no assunto. As palestras ocorrerão de 21 a 23 de fevereiro, no auditório do polo da Universidade Estadual de Roraima (UERR) em Rorainópolis. Serão disponibilizadas cem vagas. Os interessados poderão se inscrever por meio deste link, até o meio-dia desta sexta-feira, 23. (Confira o cronograma abaixo).

Diretor administrativo do Teamarr, Erbeson Silva.

Conforme o diretor administrativo do Teamarr, Erbeson Silva, o objetivo é mesclar teoria e prática, abordando desde a origem do autismo e como identificá-lo, o que fazer com o diagnóstico, quais profissionais buscar para iniciar as terapias, até como desenvolver as intervenções em casa com recursos disponíveis.

“Como é mais voltado para profissionais da saúde e educação, esse público aprenderá a utilizar materiais alternativos e recicláveis, para fazer brincadeiras e dinâmicas com funcionalidade às crianças autistas, ou seja, serão atividades específicas para auxiliar o desenvolvimento motor”, explicou o diretor, destacando que os dois últimos dias serão reservados para oficinas.

‘Sabemos que este trabalho é longo, mas estamos no caminho certo de uma jornada inclusiva’, ressaltou a presidente do programa.

Alcance estadual

Desde que foi implantado em maio de 2022, fora os atendimentos, o Teamarr tem buscado abranger o leque de informações acerca do autismo, bem como capacitar profissionais da área, familiares e interessados no tema, por meio de cursos, palestras, entre outras ações.

Segundo a deputada Angela Águida Portella (Progressistas), que preside o Programa de Atendimento Comunitário, no qual o Teamarr está inserido, além do papel social, as capacitações assumem, sobretudo, a preparação dos envolvidos para prestarem um atendimento de excelência e eficaz aos autistas.

“Vamos iniciar esse ciclo de formação continuada em Rorainópolis e, posteriormente, levaremos a outros municípios. Também levaremos capacitação às famílias para que possam ter conhecimento e saber lidar melhor com situações específicas. Graças ao presidente Soldado Sampaio [Republicanos], estamos avançando. Nosso desejo é acolher todas as famílias e capacitar mais profissionais. Sabemos que este trabalho é longo, mas estamos no caminho certo de uma jornada inclusiva”, ressaltou Portella.

Confira o cronograma:

21.2 – sexta-feira:

17h às 19h – Transtorno do Espectro Autista – professor mestre Paulo Reinbold.

19h às 21h – Comportamento Inadequado: compreensão, prevenção e manejo – o que fazer para lidar com a pré-crise e crises – Caio Leite, coordenador ABA e Liamar Kahoru, psicóloga;

22.2 – sábado:

8h às 12h30 – Desenvolvimento Motor em Crianças Típicas e Atípicas – professora doutora Eliana Mendonça e professor doutor Marco Mendonça;

13h30 às 16h – Primeiros Socorros – Projeto Saber para Salvar, baseado na Lei Lucas (13.722/18);

16h às 20h – Proposta de Intervenção Individualizada e Coletiva – professora doutora Eliana, professor doutor Marco Mendonça e professor mestre Paulo Reinbold.

23.2 – domingo:

8h às 12h30 – Proposta de Intervenção Individualizada e Coletiva – professora doutora Eliana, professor doutor Marco Mendonça e professor mestre Paulo Reinbold.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo