Rumo Certo: projeto transforma vidas e capacita jovens de Boa Vista para o futuro

Os 150 integrantes ocupam vagas de estágios em áreas administrativas de secretarias municipais e instituições parceiras. – Fotos: Semuc | PMBV

Os adolescentes precisam de oportunidades para crescer e se formarem como cidadãos. No Rumo Certo, projeto social da Prefeitura de Boa Vista, isso é realidade há 30 anos. Atualmente, 150 integrantes estagiam nas áreas administrativas de secretarias municipais e instituições parceiras, além de participação em cursos de capacitação profissional e desenvolvimento social.

O Rumo Certo, inicialmente intitulado “Guarda Mirim”, tem o objetivo de capacitar adolescentes para o mercado, onde aprendem a lidar com ambiente de trabalho, agregando novos conhecimentos. Eles atuam como estagiários nas secretarias do município, Tribunal de Justiça (TJRR), Tribunal de Contas (TCERR) e Defensoria Pública. Eles também recebem uma bolsa no valor de R$ 500 e outros auxílios, como vale-transporte e Cesta do bem. Mas os benefícios vão além disso, segundo a assistente social do projeto, Amanda Belido.

“Eles entram aqui inexperiente. Mas com os estágios e cursos de capacitação, saem com uma nova visão de mundo. Muitos se destacam e são contratados. Temos exemplos disso. Uma vez ao mês nos reunimos e levamos temas relevantes com o objetivo de desenvolver e agregar não somente no desenvolvimento profissional, mas também no social. Cuidamos dos adolescentes como um todo”, disse.

Em conjunto com as oportunidades profissionais, o programa oferece acolhimento psicossocial com uma equipe técnica composta por assistentes sociais, pedagogos e psicólogos que fazem acompanhamento escolar e trabalham a saúde mental dos participantes.

Presente e Futuro acontecem no Rumo Certo

Jhonathan de Sousa, 17 anos, representa o presente. Sua história começa de uma forma diferenciada. O jovem integrou o projeto ao enviar uma carta endereçada ao prefeito Arthur Henrique, que chamou a atenção da equipe. E foi assim que Jhonathan começou a construir o seu futuro.

Com apenas 2 meses estagiando na área administrativa da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), o adolescente percebeu as transformações na sua vida. E agora tem planos para o futuro. “Eu não almejava nada e ficava somente em casa. A partir do momento que entrei no Rumo Certo, minha vida mudou totalmente. O auxílio me ajuda muito. Com ele, estou reformando o meu quarto. Agora pretendo conseguir outro emprego na mesma área, porque estou gostando demais”, disse.

Representando o futuro que Jonathan pode alcançar, os ex-integrantes do projeto Jonatas Davi e Kaylan Ribeiro continuaram a caminhada e agora trabalham formalmente nas secretarias municipais, demonstrando que tudo o que aprenderam nos estágios do Rumo Certo tem sido proveitoso.

Jonatas Davi, 18 anos, integrou o projeto por quase dois. Começou no setor de Cadastro da antiga Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF) e agora está no setor de Alvará. Para ele, a experiência foi transformadora, graças ao ótimo treinamento, suporte e o ambiente de trabalho proporcionados pelo projeto.

“Aprendi a me comunicar. Eu sempre fui muito fechado e no projeto tive que lidar com outras pessoas no ambiente de trabalho. Então, aprendi a ter um bom relacionamento, tanto com meus colegas quanto com o público. O Rumo Certo me garantiu isso, pois fui colocado em um bom lugar e com todo suporte que eles me ofereceram”, finalizou.

Kaylan Ribeiro, de 18 anos, é outro exemplo de sucesso do Rumo Certo. Ele passou por instituições parceiras até chegar à Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), onde atua mesmo com o fim do estágio. Segundo ele, a experiência do primeiro emprego é única.

“Através do Rumo Certo, acabei criando senso de responsabilidade e amadureci, já que temos obrigações a cumprir, como o horário. Então, sou muito grato ao Rumo certo pelas portas abertas e com a vaga de emprego mesmo com o fim da participação. Essa oportunidade mudou a minha vida”, disse.

Veja também

Topo