
Com o objetivo de garantir uma educação de qualidade e alcançar melhores resultados na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2025), a Prefeitura de Boa Vista concluiu nesta última quinta-feira, 27, o 1º Intensivão SAEB. A formação ocorreu no auditório da Escola Municipal Nara Ney e reuniu 543 professores e 62 coordenadores pedagógicos de escolas da área urbana, do campo e indígenas.
A ação marcou o início do percurso formativo que seguirá até novembro, voltado à preparação estratégica para a avaliação nacional. O encontro foi o primeiro após a assinatura do Termo de Compromisso com o SAEB, firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e gestores de 62 escolas da Rede Municipal na última quinta-feira, 20.
Durante os dois dias de programação, os profissionais participaram de dinâmicas, debates, atividades práticas e troca de experiências. O foco principal foi alinhar estratégias, analisar os descritores de Língua Portuguesa e Matemática, além de apresentar as principais mudanças do SAEB 2025. As atividades utilizaram metodologias ativas, como a rotação por estações, a fim de tornar o aprendizado mais significativo e colaborativo.
“Esse ‘intensivão’ foi só o começo. Até a aplicação da prova, teremos diversas ações planejadas para envolver toda a comunidade escolar — professores, coordenadores, estudantes e suas famílias. Nosso foco é trabalhar com intencionalidade, garantir aprendizagem de qualidade e colher bons resultados. Essa é uma construção coletiva”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.
Trabalho conjunto em busca de bons resultados
Samuel Vieira, professor da Escola Municipal Nova Canaã, destacou a importância da formação para fortalecer o trabalho em sala de aula, além da troca de experiências entre os educadores da rede. “Capacitações como essa são essenciais para que a gente se prepare melhor para o SAEB, com novas metodologias e recursos. E a troca com outros professores é sempre enriquecedora. Aprendemos com os colegas e podemos aplicar isso em sala de aula, melhorando ainda mais nossas práticas”, afirmou.
Jucélia dos Reis, professora da Escola Municipal José David Feitosa Neto, unidade do campo, reforçou que o evento marca um ponto de partida estratégico para um ano letivo com foco em bons resultados. “Esse momento representa o início da nossa jornada rumo ao SAEB. Já estamos com o trabalho em andamento, mapeando as dificuldades e aplicando simulados. Essa união entre professores é valiosa. A troca de ideias fortalece nosso planejamento e nos aproxima de grandes resultados”, destacou.
Além dos conteúdos específicos, os encontros também serviram para orientar os educadores sobre como utilizar, de forma mais eficaz, os recursos pedagógicos disponíveis em rede, potencializando o planejamento e a prática docente nas escolas. Os participantes ainda foram certificados ao final da formação.