Considerada um verdadeiro sucesso, a primeira edição do Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024 recebeu mais de 25 mil visitantes ao longo de três dias de evento.
A programação ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de abril no Roraima Garden Shopping, em Boa Vista, e contou com palestras, oficinas, apresentações artísticas, rodadas de negócio e exposição de mais de 70 negócios do ramo turístico dentro e fora do país.
Por falar em país, o Salão recebeu expositores da Venezuela e Guiana, que aproveitaram o momento para estreitar parcerias com empreendimentos locais. Também estiveram presentes empresários de Rondônia, Tocantins e Amazonas.
Diretamente de Presidente Figueiredo, o dono de hotel Alexandre da Costa resolveu participar do evento para mostrar os atrativos da cidade dele.
“Muita gente passa por Presidente Figueiredo em direção à Manaus sem saber que nosso município também é turístico. Temos hotéis com roteiros, diversas cachoeiras e outros ambientes turísticos”, enfatizou.
Com a ideia de abrir as portas para Presidente Figueiredo, o empresário destacou a importância de firmar parcerias com o Turismo de Roraima para fomentar o roteiro entre as cidades. “Conheci muita gente, então participar desse evento foi engrandecedor”, disse.
Outro empreendimento que chamou a atenção foi o turismo gastronômico voltado para a produção de mel em Roraima.
Lívia Borges estava responsável pelo stand da família, onde apresentou produtos como extrato de própolis, doces e garrafas de mel puro.
Tivemos muita visibilidade durante esses três dias. Fizemos muitas vendas e conhecemos pessoas de outras regiões, foi muito promissor e agregou muito,
contou.
Negócio fechado
Pelo menos 43 empresas participantes tiveram negócios de até R$ 200 mil ao longo da programação.
“O Salão Internacional de Turismo reuniu empresas, proporcionou a geração de negócios, network, trouxe conteúdo e mostrou que Roraima tem potencialidades”, pontuou a gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae-RR, Eliene Araújo.
“O Sebrae é uma instituição que preza, que cuida e que valoriza aqueles que empreendem. Então esta foi nossa forma de fomentar o desenvolvimento do Estado”, disse Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae-RR.
Por fim, o diretor-superintende do Sebrae-RR, Emerson Baú, expressou o dever cumprido de mais um evento realizado com sucesso.
“O evento veio mais estruturado e mais forte com a vertente internacional. Então conseguimos mostrar para o nosso público e para os países vizinhos a possibilidade de termos parcerias e fazer essa conexão entre os nossos turistas”, explicou.
Segmentos turísticos
O Salão Internacional de Turismo contou com a presença de mais de 70 expositores de pelo menos sete segmentos como: Segmentos: Agências e receptivos; Hotéis e pousadas; Empresas de transporte; Artesanato; e Culinária.
Também marcaram presença unidades de ensino, de serviços sociais como o Sesc e Senac, órgãos turísticos e, também, instituições bancárias, estas com a proposta de facilitar o crédito para investimento dos colegas empreendedores.
O superintendente do Banco do Brasil, Rodrigo Pereira, representou a agência durante o evento e destacou a parceria com o Sebrae durante a missão de desenvolver o empreendedorismo.
É importante os bancos parceiros estarem presentes em eventos como este porque o ‘crédito e a empresa’ precisam andar juntos. Por isso estamos sempre dispostos a atuar com a empresas, principalmente aquelas que atuam no Turismo.
A Agência de Desenvolvimento de Roraima também esteve no evento e pontuou a relação com o Turismo.
“Tivemos uma grande demanda dos empresários que passaram por aqui, então isso foi de suma importância e grande valia”, concluiu o gerente de Acompanhamento e Cobranças, Germano Nelson.
Primeira edição
O evento iniciou na sexta-feira, 26, e ocorreu até às 22h de domingo, 28, no Roraima Garden Shopping.
O Salão Internacional de Turismo é uma realização do Sebrae e do Governo de Roraima com o apoio de diversos parceiros, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Roraima (ABAV), Associação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel), Fecomércio, Sesc, Senac, Sindearter, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto Federal de Roraima (IFRR).
A ação também conta com o patrocínio das empresas: Mais 1 Café, Instituto Tecnologias Geo-Sociais (ITGS), Roka Hotel Boutique, Uiramutam Palace Hotel, Sicoob Amazônia, Eco Hotel, Kuravaina Tours C.A e Prefeitura de Presidente Figueiredo.