O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) vai propor a realização de um seminário voltado para a cadeia produtiva do açaí, do cacau e do mel no estado por meio da comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Política Rural. Conforme ele, serão convidadas instituições públicas como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), universidades públicas e privadas, Sebrae e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), além da bancada de parlamentares federais de Roraima.
O anúncio foi feito nessa sexta-feira, 26, durante visita à propriedade do produtor José Paulo Serra, no município de Cantá. Ele se destaca pelo investimento em toda a cadeia produtiva do açaí, desde o viveiro de mudas até a comercialização do produto com a marca Açaí Du Serra. “O trabalho e investimento que o seu Paulo tem feito é um exemplo claro para o pequeno e médio produtor do estado de Roraima que é possível, sim, nós termos uma agricultura familiar forte e as condições necessárias para sustentar sua família com qualidade. E eu tenho essa preocupação com o agricultor, que muitas vezes com uma boa quantidade de terra, mas não tem uma assistência técnica, uma estrutura e a devida orientação”, argumentou Sampaio.
O parlamentar informou ainda que o seminário tem como objetivo apresentar o resultado do diagnóstico da cadeia produtiva do açaí e do cacau em Roraima, um estudo financiado por uma emenda parlamentar de R$ 500 mil de sua autoria e que está em execução. Este diagnóstico, realizado pelo Instituto Amazônia do Brasil (IABRA) em parceria com o IATER, é o primeiro do gênero no estado e visa orientar políticas públicas e investimentos para fomentar a produção, gerar emprego e renda na região.
“As informações coletadas serão fundamentais para planejar ações que possam agregar valor à cadeia produtiva, incluindo a implementação de plantas de beneficiamento. Nosso objetivo é melhorar a vida das famílias no interior do nosso estado”, destacou Sampaio.
A pesquisa foi realizada em mais de 300 propriedades nos municípios de Cantá, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Os dados coletados estão sendo tabulados e serão disponibilizados em uma plataforma digital com o georreferenciamento das propriedades visitadas. “O seminário será uma oportunidade para discutir as necessidades do setor e as próximas ações a serem tomadas para fortalecer a produção de açaí e cacau em Roraima, inclusive, convidaremos nossa bancada federal para convencer nossos deputados federais e senadores a alocar recursos na produção do açaí, que é uma produção, uma cultura, permanente”, concluiu.
O produtor Paulo Serra agradeceu o convite do deputado, ressaltando que tem buscado parcerias para o desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí. “Todos os meus filhos são formados em Administração, Gestão Financeira, Gestão do Agronegócio porque eu acredito muito na produção de alimentos para o mundo”, concluiu.