O Governo de Roraima inicia nesta terça-feira, dia 18, as manobras executadas pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) no sistema de água que abastece o Bairro São Bento. Dentre os serviços, está a recuperação do poço artesiano localizado na Rua Bem Te Vi, que tem apresentado um alto teor de dureza e gerado reclamações por parte dos moradores.
Conforme o gerente do Sistema de Águas da Caer, Paulo Anderson Amorim, os serviços ocorrerão num período de sete dias para a retirada do conjunto motobomba e aplicação de brita e calda de cimento para selar a entrada de água que apresenta as características de dureza.
“Durante a execução dos serviços, a pressão na rede de distribuição no abastecimento do Bairro será reduzida, porém, não haverá suspensão do abastecimento”, disse.
Os serviços são necessários para ofertar água de qualidade aos moradores e ressalta que a produção do São Bento atende aos critérios estabelecidos pela Portaria nº 888/21 do Ministério da Saúde.
Parâmetro de qualidade
A dureza da água ocorre da presença, principalmente, de cálcio e magnésio (CaC03), ou de outros metais em menor intensidade que alteram o sabor e podem afetar as tubulações.
A classificação da água em termos de dureza fica entre 50 miligramas por litro (mg/l) a 300 mg/l, variando entre água mole, água com dureza moderada, água dura e água muito dura. Quando essa classificação ultrapassa 100 mg/l, a água apresenta alteração no sabor ficando salobra e recebe tratamento para retirar o gosto.
Para garantir que a água chegue às residências incolor, inodora e insípida, a empresa realiza por meio do Núcleo de Controle de Qualidade (NCQ) a análise semanal da produção e controle em toda a cidade de Boa Vista, tanto na rede de distribuição quanto nos poços. Nos poços é feita a análise de ferro, dureza total e dureza de cálcio mensalmente, de maneira que nenhuma alteração passa despercebida.
O poço do Bairro São Bento foi ativado no dia 15 de outubro para reforçar o abastecimento da Comunidade Nova Vida e parte do bairro São Bento, que há anos enfrentava problemas no fornecimento de água potável.
Tiana Brazão