Magia, cinema, religiosidade e muito arrasta-pé invadiram o tablado do Forródromo do Parque Anauá nesta terça-feira, 23. Cinco grupos se apresentaram e encantaram o público do arraial. Na segunda-feira, 22, dia de início das apresentações, outras cinco quadrilhas já tinham se apresentado.
Ao todo, 28 agremiações disputam o título de melhor quadrilha do Estado nos grupos Especial, de Acesso e Emergente, com premiações que totalizam R$ 85 mil. As quadrilhas receberam um repasse recorde de R$ 1,3 milhão, contribuindo para o fortalecimento cultural do Estado.
Luar do Sertão
“Os encantos de uma noite de São João” foi o tema da quadrilha Luar do Sertão. O grupo foi o primeiro a se apresentar nessa terça-feira, 23, e levou a magia das festas juninas e julinas para o tablado.
“Nosso tema foi trabalhado desde o ano passado: uma noite que mostra os encantos das festas dos meses de junho e julho. Foram seis meses trabalhosos, de muito estresse e pouco glamour, mas fizemos de tudo para dar um espetáculo para o público”, conta Alexandre Borges da Silva, noivo da quadrilha.
Estrela Junina
“Da água ela veio, a proteção ela trouxe, Iemanjá rainha das águas, mãe dos pescadores” foi o tema da quadrilha Estrela Junina, segunda a se apresentar na noite. A homenagem à mãe dos orixás e padroeira dos pescadores trouxe o azul dos rios e do mar para o tablado.
“A Estrela Junina vem com cinco meses de trabalho, constante. Contamos com pessoas do Cantá e contamos também com pessoas aqui de Boa Vista. O trabalho não foi fácil e estarmos aqui já é uma conquista, porque a batalha foi grande”, conta Cleudimar Soares, animador da quadrilha.
Namoro Caipira
A quadrilha junina do bairro São Vicente, em Boa Vista, trouxe como tema “O mágico namoro em noz”, baseado no clássico do cinema O Mágico de Oz, de 1939. A ideia foi trazer a magia do mundo fantástico de Dorothy e seus amigos para o tablado do arraial.
“Foi um trabalho muito maravilhoso. Espero que a gente tenha conseguido entregar o melhor para o público que acompanhou a nossa apresentação”, torce a integrante da quadrilha Maria Clara Rodrigues.
Sinha Benta
A Sinha Benta trouxe o tema “São João da Sinhá, Mastruz com Leite vou dançar”. Os noivos, bonecos que vivem em uma loja de brinquedos, pedem a São João que os transformem em humanos. Esse milagre foi contado no tablado.
“Nós chegamos a esse tema porque a banda Mastruz com Leite é tradicional nas quadrilhas e nas festas juninas. Queríamos contar a história de como a banda nasceu, as músicas que fizeram sucesso e como chegaram até as quadrilhas de todo o Brasil”, explica Kleyton Nunes, animador da quadrilha.
Furacão Caipira
A última quadrilha a se apresentar foi a Furacão Caipira, que trouxe a religiosidade para o centro do tablado, com uma apresentação dedicada a Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, com a história da fé e da crença popular brasileira, em torno dos diversos milagres atribuídos à santa.
“A escolha desse tema é uma oportunidade de mostrar ao público a grandiosidade da fé e do compromisso religioso, independentemente de crenças individuais. Queremos compartilhar a história de Nossa Senhora Aparecida e inspirar os espectadores com os valores que ela representa”, pontuou Pedro Pinheiro, animador da quadrilha.
Como as quadrilhas serão avaliadas?
As quadrilhas vencedoras de cada grupo serão conhecidas no dia 27 de julho. Os nove integrantes da Comissão Julgadora que irá avaliar as quadrilhas foram divididos em três grupos: A, B e C.
Os jurados do grupo A analisarão os critérios de animação, animador e coreografia. Os jurados do grupo B darão notas para as categorias casal, entrada e figurino; e os jurados do grupo C irão examinar os quesitos criatividade, desenvolvimento de tema e repertório. A apuração das notas está marcada para o sábado, 27, às 11h.
Confira as quadrilhas que irão se apresentar nos próximos dias:
Dia 24 de julho:
19h30 – Coração do Sertão (Grupo de Acesso)
20h15 – Joaninha Caipira (Grupo de Acesso)
21h – Espantalho Junino (Grupo de Acesso)
21h45 – Coração Alegre (Grupo de Acesso)
22h30 – Escola Forrozão (Grupo Especial)
23h15 – Xamego na Roça (Grupo Especial)
Dia 25 de julho:
19h30 – São Vicente (Grupo Emergente)
20h15 – Evolução Junina (Grupo de Acesso)
21h – Macedão (Grupo de Acesso)
21h45 – Explosão Caipira (Grupo Especial)
22h30 – Agitação (Grupo Especial)
23h15 – Coração Caipira (Grupo Especial)
Dia 26 de julho:
18h30 – Quadrilha do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência
Quadrilha do Centro de Referência da Pessoa Idosa
19h30 – Arrasta Pé (Grupo de Acesso)
20h15 – Filhos de Macunaima (Grupo de Acesso)
21h – Guerreiros de Jorge (Grupo de Acesso)
21h45 – Coração de Estudante (Grupo de Acesso)
22h30 – Eita Junino (Grupo Especial)
23h15 – Zé Monteirão (Grupo Especial)
Dia 27 de julho:
18h30 – Quadrilha Infantil Criança Feliz
19h – Quadrilha Amostradinhos da Moda é Viver
19h30 – Quadrilha Arretados da Moda é Viver
20h – Quadrilha Coraçãozinho Caipira (infantil)
20h30 – Quadrilha Junina Forrozinho (infantil)
21h – Musicalizart Criativo
21h30 – Entrega das premiações do Concurso Estadual de Quadrilhas Junin