Saúde da Mulher: Roraima recebe Carreta e atendimentos iniciam em janeiro

Atendimentos iniciarão a partir do dia 5 de janeiro, e são destinados a mulheres previamente reguladas pela rede municipal e estadual de saúde. – Fotos: Ascom | Sesau

Roraima recebeu nesta terça-feira, 23, a Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa do Ministério da Saúde que amplia o acesso a consultas e exames especializados para mulheres atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os atendimentos iniciarão a partir do dia 5 de janeiro, e são destinados a mulheres previamente reguladas pela rede municipal e estadual de saúde, seguindo os fluxos do SUS. Ou seja, a paciente deve ser atendida primeiramente na atenção básica e encaminhada para a consulta, que será informada pela regulação com data, local e horário.

A unidade móvel faz parte do programa federal “Agora Tem Especialistas”, política pública voltada à redução das filas de espera da atenção especializada, agilizar diagnósticos e levar serviços essenciais a quem mais precisa.

A coordenadora da Atenção Especializada, Léa Maria Alves, disse que a chegada da carreta da saúde da mulher, do programa Agora Tem Especialista em Roraima, representa um avanço muito importante no acesso à saúde especializada, principalmente para mulheres que aguardam algum tipo de tratamento ou exames.

Segundo a coordenadora, o programa fortalece a rede de atenção à saúde da mulher, amplia a oferta de consultas e exames especializados e contribui diretamente para a redução das filas de espera no nosso estado.

“Essa ação mostra que quando há união, com o Governo Federal, Estado e municípios, quem ganha é a população, especialmente as mulheres roraimenses”, destacou Léa.

Estrutura da Carreta da Saúde da Mulher

A Carreta da Saúde da Mulher conta com sala de acolhimento, consultórios ginecológicos, sala de ultrassonografia e consultório exclusivo para mamografia, com mamógrafo digital.

A estrutura inclui ainda colposcópio, mesa ginecológica, equipamentos para biópsia mamária, além de gerador próprio, elevador para acessibilidade e conexão via satélite, garantindo funcionamento contínuo e atendimento completo às pacientes.

Suyanne Sá

Veja também

Topo