Como lidar com as emoções, os conflitos e o estresse do cotidiano dentro do ambiente de trabalho? Essas e outras questões serão debatidas pelo psicólogo clínico Sérvulo dos Santos, que participará da semana de atividades da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) em apoio à campanha “Janeiro Branco”, que busca conscientizar sobre a importância da saúde mental. A palestra acontece nesta terça-feira, 23, às 10h, no prédio administrativo da DPE.
A abertura da semana de programação alusiva aconteceu nesta segunda-feira, 22, com a palestra do treinador comportamental Tonny Coutrin, que falou sobre os impulsos emocionais e como eles podem afetar as nossas decisões, relacionamentos e bem-estar.
De forma dinâmica, a oficina abordará os fatores influenciadores, como pressão, estresse, relações interpessoais, carga de trabalho e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Para a diretora da Escola Superior da DPE, Lenir Rodrigues, a saúde mental no ambiente de trabalho é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e colaboradores. “Ao adotar uma abordagem proativa, implementando políticas e programas que promovam o bem-estar emocional, é possível criar um ambiente mais saudável, onde os colaboradores se sintam apoiados e capazes de enfrentar os desafios do trabalho de maneira equilibrada. O cuidado com a saúde mental não apenas beneficia os indivíduos, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e resiliente”, destacou.
Durante a palestra que abriu a semana alusiva, o treinador comportamental Coutrin buscou influenciar positivamente o serviço dos colaboradores da DPE-RR. “Nós somos emoções, e a Defensoria e qualquer instituição é feita por pessoas. Vocês são pessoas que assistem, que cuidam. Então, quanto melhor eu estiver internamente e emocionalmente, melhor vou conseguir cumprir minhas atividades, sejam elas técnicas ou não, no ambiente em que eu estiver”, afirmou ele.
A servidora da DPE Anabelle Garcia, que atua no atendimento ao público, destacou a importância da palestra para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
“É muito importante essa palestra aqui, na Defensoria, para que nós possamos melhorar os nossos entendimentos sobre relacionamentos interpessoais. Inclusive a nossa capacidade cognitiva em relação a isso. Você passa a atender de forma mais humana, de você se colocar no lugar do outro, resultando em um atendimento mais afetuoso”, avaliou.
A defensora Lenir ressaltou também que todas as atividades que serão realizadas no decorrer da semana contribuirão diretamente para a qualificação no atendimento prestado pela Defensoria. “Nós queremos prestar sempre um melhor atendimento à população, com mais qualidade, solidariedade, fraternidade, empatia. Nossa meta é as pessoas se sentirem bem nesse ambiente de acolhimento, com atendimento humanizado, uma escuta qualificada, e que nós possamos dar o melhor de nós mesmos para as pessoas que buscam pela Defensoria, por isso essa semana é tão importante”, afirmou.