Sebrae fortalece parcerias com municípios do estado de Roraima

União fortalece o empreendedorismo e a instituição cumpre sua missão de desenvolver a cultura empreendedora, fortalecendo a economia e proporcionando o protagonismo dos pequenos negócios. – Fotos: Ascom | Sebrae-RR

O Sebrae Roraima realizou, nesta semana visitas institucionais aos municípios de São Luiz do Anauá e Rorainópolis. A iniciativa contou com a diretoria técnica, com o gestor Doan Rabelo, e reuniu representantes das unidades de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) e Atendimento Região Sul (UARS), que dialogaram com gestres municipais sobre estratégias para o fortalecimento do empreendedorismo local.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo, esta é mais uma oportunidade para a instituição cumprir sua missão de desenvolver a cultura empreendedora, fortalecendo a economia e proporcionando o protagonismo dos pequenos negócios.

Durante os encontros, Elissandra Costa, gerente da unidade de políticas públicas, destacou a importância da capacitação e do suporte técnico para os secretários municipais e demais responsáveis envolvidos no desenvolvimento econômico das cidades. Ela ressaltou que o Sebrae pode contribuir com iniciativas voltadas à nova lei de licitações, 14.133-21, educação empreendedora e simplificação da formalização de empresas e outros setores estratégicos.

Nós trazemos parceiros e ferramentas que ajudam a estruturar políticas públicas e a qualificar as gestões municipais. O programa Cidade Empreendedora, por exemplo, já está presente em mais de 50% dos municípios brasileiros e tem gerado resultados expressivos. Sabemos do potencial de cada município visitado e estamos aqui para apoiar esse desenvolvimento”, afirmou Elissandra.

Ainda segundo a gerente, o programa ganhou um novo eixo este ano, voltado para a inclusão produtiva. “Isso é fundamental para atender a migrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo oportunidades e fortalecendo a economia local”, acrescentou.

Carol Padilha, gerente da UARS, reforçou a necessidade de atuação conjunta entre a gestão municipal e o Sebrae para fomentar o crescimento dos pequenos negócios. Carol apresentou dados sobre a formalização empresarial na região e ressaltou a importância da Sala do Empreendedor na continuidade das ações.

Doan Rabelo com o prefeito Elias da Silva.

“Em São Luiz do Anauá, por exemplo, temos 430 empresas entre MEI (Microempreendedor individual), ME (Microempresas) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) registradas, das quais 192 estão irregulares. Nosso papel é oferecer atendimento e orientações técnicas, capacitações, consultorias e eventos para estimular o empreendedorismo e ampliar a competitividade desses negócios”, explicou.

Ao final das reuniões, os representantes do Sebrae convidaram os gestores municipais para participar do Agroind, evento que será realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e Federação da Agricultura de Roraima (Faer), em março deste ano. A programação abordará temas como inovação, sustentabilidade e oportunidades para o setor agroindustrial, em parceria com a prefeitura municipal de São João da Baliza, Sebrae, Faer e Fier .

A agenda de visitas reforça o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento territorial e o fortalecimento das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, promovendo oportunidades de crescimento sustentável para os municípios do estado de Roraima.

Os prefeitos

No município de São Luiz do Anauá, o prefeito Elias da Silva declarou agradecimento à visita institucional e reforçou o compromisso com o empreendedorismo.

Doan Rabelo com o prefeito Alessandro Daltro.

“Nesta nova gestão queremos fortalecer ainda mais as parcerias e dizer que o Sebrae é muito importante nos municípios, principalmente para nossas empresas. O Sebrae e a Prefeitura tem planos para investir no empreendedorismo e município sairá fortalecido. Então, para nós é de grande satisfação receber o diretor do Sebrae e toda a sua equipe”.

Em Rorainópolis, o prefeito Alessandro Daltro explicou que a parceria engrandece a economia local.

“A parceria com o Sebrae é de suma importância para que os nossos empresários e microempreendedores possam ter apoio para formalização e simplificar e melhorar os negócios, o atendimento aos cidadãos do município, além de melhorar a arrecadação dessas empresas para que possamos juntos trabalhar unidos no seu objetivo de ver o município próspero, educativo e, acima de tudo, um município empresarial”, finalizou.

Giovanna Lima | Sebrae-RR

Veja também

Topo