Sebrae participa de palestra voltada ao comércio guianense

Evento foi promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Guiana. – Fotos: Ascom/Sebrae-RR

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), participou como apoiador no evento ‘conectando mercados, transformando negócios’, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Guiana. O evento contou com a participação do diretor sênior de investimentos do escritório ‘Go Invest Guiana’.

Celebrado no prédio Airton Dias, do Sebrae, o evento contou com a apresentação da reestruturação da Câmara, além do momento com o palestrante John Edghill, diretor sênior de investimentos do escritório Go Invest Guiana, com o tema ‘desenvolvimento da Guiana e oportunidades de investimentos’, onde destacou setores estratégicos e as vastas possibilidades para os empreendedores brasileiros.

O gerente da Unidade de Gestão, Inovação, Mercado e Serviço Financeiros (UGIMS), Lucas Wolkarte, disse que essa é uma grande oportunidade para conectar novos empresários e expandir horizontes.

“Esse evento é muito importante, marca e reafirma a parceria que o Sebrae tem com a Câmara de Comércio, Brasil e Guiana, com o Consulado Geral da Guiana aqui no Brasil, em Boa Vista. Então, é muito importante fortalecer essas parcerias, porque o Sebrae tem ao longo desse ano feito um movimento muito grande de aproximar os empresários do estado de Roraima com toda a estrutura de governo e comércio e serviço da Guiana. Então, as missões possibilitam empresários do setor de construção civil, agricultura e pecuária para conhecer os empresários de lá e como funciona os modelos de exportação, como é que eles poderiam exportar, a parte aduaneira, de tributação”, disse.

John Edghill, palestrante e representante do escritório Go Invest, declarou que a relação com o Sebrae é de extrema importância não apenas para a Guiana, mas para todo o Caribe. O representante também destacou que a Guyana está comprometida em diversificar sua economia, reduzindo a dependência do setor de petróleo e gás, que deve atingir a produção de 1,7 milhão de barris por dia até 2027.

“Embora sejamos conhecidos como um país rico em petróleo e gás, buscamos evitar o chamado ‘mal do recurso’ ou a ‘doença holandesa’. Estamos promovendo oportunidades em turismo, agricultura, manufatura, silvicultura e outros setores de valor agregado”, explicou.

Um dos participantes do evento foi Álvaro Cabral, da Global crédito de carbono, e classificou o evento como “importante”.

“Cada vez mais aproximando, tirando as dúvidas dessa perspectiva ótima de bons negócios com a Guiana. É um entendimento que tem que ser feito várias vezes, eu estou participando aqui agora, com as pessoas de lá, e já fui à Guiana duas vezes com o Sebrae. Muito importante a iniciativa do Sebrae. O Sebrae saiu de dentro dos escritórios e foi para a rua. Isso é que é importante. É importante, a prática, o contato, e a oportunidade que o Sebrae está criando para nós empresários aqui em Roraima”, afirmou.

Em outro momento

A Câmara Brasil-Guiana, juntamente aos assessores representantes do Sebrae/RR, ao governador Antonio Denarium, e aos representantes do governo reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 4, no Palácio do Governo para tratar temas como a relação entre os dois países, exportação e importação.

Durante a reunião, os representantes abordaram a importância da relação entre os participantes, além de elogiar a atuação do Sebrae na relação entre os países, promovendo ações, atividades e incentivando o fortalecimento do empreendedorismo e da economia.

Lucas Wolkarte afirmou que a parceria tem contribuído com o crescimento dos empresários brasileiros, que por meio das missões internacionais ofertadas pela instituições ao país vizinho.

Veja também

Topo